Mais ou mas? Saiba aqui como escrever corretamente estas duas palavras. Confira aqui!
Mais ou mas? Saiba aqui como escrever corretamente estas duas palavras. É bom saber que elas existem na língua portuguesa. Confira de maneira bem simples como usar mais ou mas, com (i) e sem (i).
Estas duas palavras estão corretas desde que usadas de maneira adequada na frase, este é mais um caso de palavras homônimas e parônimas.
Como escrever: Mais ou mas?
Mais usa-se no sentido de adição
Mas no sentido de porém, todavia, contudo, entretanto
Imagem: Freepik
Mais
É um pronome, advérbio de intensidade, conjunção coordenativa . Refere-se sempre a uma noção de quantidade ou intensidade, excesso. É antônimo de menos, significa ainda os outros, os demais, os restantes.
- Ela sempre compra as roupas mais caras da loja
- Vou sair os mais que se decidam
- Vou viajar mais meu primo
Mas
Funciona como uma conjunção adversativa, devendo ser usada em situações de oposição. Pode ser substituído por porém, entretanto, no entanto e contudo.
- Eu sempre estive bem, mas você nunca perguntou.
- A violência está crescendo muito, mas não deixo de me divertir.
Também tem função de adverbio, quando indica reforço ou ênfase (ex.: estou cansado, mas muito cansado; mas que estupidez).
Dica extra: Quando usar a vírgula com “mas”!
Usa-se vírgula antes de “mas” entre duas orações. Exemplos:
– O carro não era meu, mas de um amigo.
– A obra foi bem planejada, mas esqueceram alguns detalhes.
Usa-se vírgula depois de “mas” quando se intercalar oração ou adjunto adverbial de certa extensão na oração adversativa. Exemplos:
– A empresa era bem administrada, mas, por falta de recursos, não se modernizara. (veja que a vírgula também aparece antes porque são mais de uma oração)
– A natureza é mãe generosa e boa, mas, todas as vezes que a maltratamos, castiga-nos impiedosamente. (a vírgula também aparece antes pelo mesmo caso do exemplo acima)
Não há vírgula depois de “mas” no início do período, em frases do tipo: “Mas como ele conseguiu dominar a rebelião?”/”Mas que crimes cometera ele para ser tão odiado?” (observação: fique atento! Escrever “mas” no início do período, muitas vezes, é incorreto. Exemplo (do que não fazer): “Ele não foi ao teatro. Mas ao cinema.”. O correto é: Ele não foi ao teatro, mas ao cinema”.)
COMENTÁRIOS