Uso do Novo Acordo Ortográfico adiado para 2016
Não sei se todos tomaram o conhecimento, mas a adoção do Novo Acordo Ortográfico foi adiado para 2016.
Diante de tanta dificuldade de adaptação a presidenta Dilma Rousseff assinou no final do ano passado um decreto (7875/2012) ampliando o período de transição até 31 de dezembro de 2015. Até lá, coexistirão a norma ortográfica atualmente em vigor e a nova norma estabelecida por meio do acordo.
A partir de 1º de janeiro de 2016 começa a valer o Novo Acordo, até lá vai valer os dois, mas cuidado: não faça a aquela salada, não misture o velho com o novo, adote apenas um.
Os brasileiros terão mais três anos para adaptar-se às novas normas da língua portuguesa.
Imagem: freepik.com
No Novo Acordo 0,5 das palavras em português teve alterações propostas, a exemplo de idéia, crêem e bilíngüe, que, com a obrigatoriedade do uso do novo Acordo Ortográfico, passaram a ser escritas sem o acento agudo, circunflexo e trema, respectivamente.
Com o adiamento, tanto a ortografia atual quanto a prevista são aceitas, ou seja, a utilização das novas regras continua sendo opcional até que a reforma ortográfica entre em vigor.
Um conselho:
De qualquer forma mais cedo ou mais tarde teremos que usar as novas regras, que tal começarmos a usá-las logo! Não vamos esperar o dia 1º de janeiro de 2016
legal, gostei, me ajudou muito
ResponderExcluir