e-mail ou email, com ou sem hífen?
Sempre paira a dúvida no ar quanto a grafia da palavra email ou e-mail.
E você como escreve?
Sinto um certo incômodo vendo as pessoas grafarem as palavras de maneira errada, por mais que achem que palavras como e-mail ou email, on-line ou online, e-commerce ou ecommerce tanto faz que sejam escritas de uma forma ou de outra mas, na verdade elas devem ser escritas corretamente.
É bem comum ver a grafia errada tanto em material impresso como na internet, se observar bem irá perceber quantos sites e grandes portais escrevem da maneira errada.
Afinal de contas o correto é e-mail com hífen
Segundo o VOLP ( Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) da Academia Brasileira de Letras nesta palavra existe a presença do hífen, sem exceção.
e-mail é um *anglicismo advindo do uso da internet, sendo correio eletrônico a tradução literal pouco usada no português.
*Anglicismo é um termo ou expressão da língua inglesa introduzidas a outra língua, seja devido à necessidade de designar objetos ou fenômenos novos, para os quais não existe designação adequada na língua alvo, seja por qualquer motivo [Wikipedia].
Tanto on-line, e-mail e e-commerce devem ser usadas com hífen, porque são palavras estrangeiras e que não foram aportuguesadas
Portanto, e-mail é com hífen!
Mas a nossa língua portuguesa é cheia de peculiaridades, muitas regras e ao mesmo tempo cheia de exceções e acabamos aprendendo de uma forma errada, subjetiva, mas aprender não é impossível, basta apenas conhecer alguns métodos. Leia o artigo abaixo e saiba um pouco mais:
E você como escreve?
Eu sempre escrevo errado. Sempre escrevo Email. É que o Chrome sempre me corrigi quando escrevo email com o "e" minusculo para Email com o "E" maiúsculo. Obrigado pela dica! A partir de hoje farei certo!
ResponderExcluirNão esqueça que o correto é e-mail com hífen.
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
Abraço.
Muito bom seu blog e parabéns por disponibilizar dicas sobre a forma correta de escrevermos as palavras, que é algo pouco valorizado hoje em dia onde a forma de escrita tão simplificada tende a fazer com que percamos a importância e o valor do nosso próprio idioma.
ResponderExcluirHéber, obrigada pelo comentário. Você tem toda razão. A internet está transformando nosso português em caracteres indecifráveis. Espero que continue nos acompanhando.
ResponderExcluirAbraço.
Parabéns pelo blog. Muito atual e atrativo. Sem dúvida esse é o erro que mais cometo em meu cotidiano. Excelente!
ResponderExcluirNão entendi on on-line que tá incluso no texto. Já que online só se encontra sem hifen nos textos em inglês. Já o email junto, várias empresas americanas utilizam somente email nos seus textos em inglês. Inclusive o google.
ResponderExcluirNo dicionário Michaelis moderno, as palavras acima estão dispostas dessa maneira: online e e-mail.
ResponderExcluirSe não estou enganado em inglês as duas formas são corretas mas em português tem hífen.
ResponderExcluirVocê escreveu fala como se soubesse mais que os outros mas escreveu "internet" com "i" minúsculo mas deve sempre ser escrito com maiúsculas ("Internet").
ResponderExcluirhttp://en.wikipedia.org/wiki/Email
ResponderExcluirE o uso de "emeio"?
ResponderExcluirInternet com "I" é para se referencia a grande rede (www), com "i" no sentido internet é pra dizer interconexão de redes, que podem ou não está conectado a Internet. O cara que corrigir e paga um mico desses, fala sério... Não sabe escreve e que corrigir.
ResponderExcluire você escreveu duas vezes "que" ao invés de quer. "escreve" ao invés de escrever.
ExcluirAgora vou usar correto e-mail eu usava l-mail , que vergonha
ResponderExcluirAgora vou usar correto e-mail eu usava l-mail , que vergonha
ResponderExcluirShow! Esclareceu minha dúvida! Abraço!
ResponderExcluirEu não escrevo com hífen. Na minha visão, a expressão é utilizada há bastante tempo no país e já foi incorporada ao linguajar. A língua é parte da cultura, portanto mutável!
ResponderExcluirObrigada, foi de grande valia!
ResponderExcluirPrimeiro gostaria de agradecer! Pois esse artigo me tirou a dúvida, desde de que me entendo por gente aprendi a escrever e-mail, mas como as pessoas tem mania de escrever errado ou como acha que deve escrever, acabei ficando confuso de como é realmente a forma certa e se eu estava escrevendo certo ou, se aprendi errado.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirO mesmo princípio deve ser aplicado a e-book. Não é isso?
Mas, e quanto ao uso de maiúsculo e minúsculo. Explico: quando aplicar e-Book ou E-book ou ainda E-Book?
Olá!
ResponderExcluirEu acredito que falar/ escrever corretamente, consoante as normas gramaticais vigentes, é essencial.
Nas comunicações corporativas, com grande fluxo de informações, é comum vermos erros de ortografia, de concordância etc. Quando as pessoas veem que escrevemos (ou tentamos) corretamente começam a agir de modo estranho. Dizem: só quer ser..., olha o mestre etc. Sentimos a maldade em suas palavras, gestos e ações, mas nada disso me impede de escrever (ou tentar escrever) corretamente.
O motivo da proliferação desse erro é que em inglês o termo já foi "e-mail", mas hoje o padrão é "email". Os principais jornais e guias de estilo (as autoridades sobre o inglês, na ausência de um vocabulário ortográfico ou mesmo uma Academia) todos prescrevem grafar "email". Então há essa interferência.
ResponderExcluirJá que o assunto é TI, a palavra que surge por anglicismo é um "fork"? ou: quando a palavra no idioma de origem muda dentro de uma questão de poucos anos, o anglicismo sofre uma "atualização pela nuvem"?
Com relação ao tema está correto sim e-mail com o uso do hífen, apenas gostaria de informar que o aulão de português que segue grafado online junto. Pergunto, não seria da mesma maneira?
ResponderExcluirComo você mesma afirmou, são palavras estrangeiras, não aportuguesadas. Ocorre que essas palavras já são gravadas sem o hífen nos dicionários em inglês e são usadas normalmente dessa forma. Em inglês, os termos são aceitos em AMBAS as formas, consideradas corretas, com uma tendência forte em eliminar o hífen de vez.
ResponderExcluirUso em TODOS os meus textos as formas sem o hífen, seguindo a tendência do idioma original. Não é errado, nossos dicionários e acadêmicos é que ainda não se deram o trabalho de fazerem a devida atualização.
https://www.grammarly.com/blog/spelling-e-mail-email/
E lá se vão 6 anos da matéria original, e o último comentário para mim é o mais relevante. Segue o baile, segue a dúvida, não sei se deixo ou não o meu "E-M-A-I-U-L" com email ou com e-mail.
ResponderExcluirKkk... Cara, q dahora esse tipo de debate.
ResponderExcluirEu estou aqui: Briga, briga !!!