Saiba qual a diferença entre emigrante e imigrante. Confira tudo sobre estas palavras parônimas. Clique e veja mais!
Emigrante e imigrante, qual a diferença? Confira e saiba como distinguir estas duas palavras que quase sempre confundem na hora de escrever.
Por vezes confundimos emigrante com imigrante, além de serem palavras parônimas, são também antônimas, ou seja, tem sentido contrário.
Imagem: Dapp
Emigrante e imigrante se referem ao fluxo de entrada e saída de pessoas do país.
Para entender melhor a diferença entre emigrantes e imigrantes, vamos lembrar das aulas de geografia.
Emigração e migração
Os termos emigrante e imigrante são encontrados também nos livros e aulas de geografia, quando estudamos principalmente os processos migratórios e imigratórios ocorridos no Brasil desde a sua colonização até os dias atuais.
O processo emigratório ou a emigração no Brasil começou a ocorrer de fato após de 1822, ano da independência do Brasil. Pois aqueles que entraram no país antes deste período são considerados os colonizadores. A partir da primeira contagem do censo em 1872 até o ano 2000 chegaram ao Brasil 6 milhões de imigrantes, vindo de toda parte do mundo.
Já o processo migratório ou a migração no Brasil começou a ocorrer no final da ditadura militar, motivado principalmente por problemas econômicos. Há cerca de 3 milhões de brasileiros que vivem em outros países
Emigrante e imigrante
Usamos a palavra emigrante quando nos referimos a saída de uma pessoa do seu país para outro.
Exemplo:
Os emigrantes brasileiros foram para os Estados Unidos em buscas de melhores condições de vida.
Usamos a palavra imigrante quando nos referimos a entrada de uma pessoa de outro país que veio residir no país que não é o seu .
Exemplo:
O Brasil recebeu vários imigrantes em 2013 vindos de vários países.
COMENTÁRIOS