Descriminar e discriminar, qual a diferença? Estas duas palavras são exemplo de palavras parônimas, ou seja, tem grafia e pronuncia e parecidas.
Estas duas palavras são exemplos de palavras parônimas, ou seja, tem grafia e pronuncia e parecidas. Tanto a palavras descriminar quanto a palavra discriminar estão escritas e grafadas corretamente. A diferença entre elas é o seu significado, cada uma deve ser usada em situações diferentes.
Discriminar
Discriminar significa distinguir, separar, diferenciar, especificar. Isso pode ser feito com ou sem preconceito. Quando há preconceito, o sentido é de segregação.
Há, entretanto, um sentido que não carrega tom negativo. É quando significa especificar, separar por itens, mercadorias, informações.
Exemplos:
- A discriminação racial deve ser combatida sempre.
- Discrimine os produtos na nota fiscal e coloque todos os códigos necessários.
Descriminar
Descriminar significa absorver, inocentar. É o que o prefixo “des” faz – indica uma ação no sentido contrário – e, nesse caso, quer dizer tirar o crime.Exemplos:
- O adultério foi descriminado no Código Penal.
- Ele falou em descriminar o uso de algumas drogas.
Só para acrescentar uma informação: recentemente começamos a ouvir descriminalizar em vez de descriminar. Trata-se de um neologismo, palavra criada e aceita há pouco tempo. É mais usada no meio jurídico.
COMENTÁRIOS