Saiba qual as diferença entre afinal, a final e ao final. Confira os exemplos aqui!
As expressões afinal, a final e ao final são muito usadas no ambiente jurídico. Vamos explicar o significado de cada uma delas e como usa-las.
Há uma variedade de palavras da nossa língua portuguesa bem parecidas, tanto no som, quanto na escrita, são as chamadas palavras parônimas que tanto causam confusão na hora de escrever e estas: afinal, a final e ao final é um exemplo.
Créditos: Freepik
Afinal, a final e ao final
Afinal ou afinal de contas
É um adverbio e significa, finalmente, por fim, enfimAfinal de contas, vamos ou não viajar?O casamento afinal foi o melhor para eles.
A final
É usado incorretamente como locução e não tem embasamento gramatical é uma deturpação dos termos afinal com ao final.
O autor requereu, a final, a condenação do réu ao pagamento de custas e honorários.A final da novela das nove será nesta terça-feira.A final do campeonato será amanhã às 18 horas.
Ao final
É uma locução adverbial formada pela preposição a + o + substantivo final (= fim) e tem como significado na última parte, no fim, na conclusão, ao término/término.Ao final de tanta confusão, todos se entenderam.Todos os pedidos foram atendidos ao final do dia.O estudante estava contente ao final da prova.
Ao final da explicação é bom saber como aprender português definitivamente.
MUITO INTERESSANTE
ResponderExcluirInteressante.
ResponderExcluirsempre falei "a final" ao invés de "afinal" :s
ResponderExcluirEu já vi o emprego da locução "a final" na área jurídica, como em "As despesas dos atos processuais, efetuados a requerimento do Ministério Público ou da Fazenda Pública, serão pagas a final pelo vencido" (CPC, art. 27);
ResponderExcluirAcho que esse deve ser o único uso dessa locução. (?) Vim aqui exatamente por causa dessa dúvida.
Muito bom o texto rápido e direto!