Proibido ou proíbido, qual a grafia correta? Saiba como grafar corretamente esta palavra grave.
Proibido ou proíbido, qual a grafia correta? Quem nunca se perguntou qual das duas estavam corretas ou escreveu com acento ou sem acento achando que estava grafando corretamente? Acho que muitas pessoas.
Mas a língua portuguesa é realmente uma língua complexa, linda, mas complexa. São muitas regras e exceções.
Como exemplo, vemos muitas placas em residências ou mesmo instituições de comércio colocam placas compradas escritas com a grafia errada, ficando assim: É proíbido fumar e esse é um dos motivos que fazem as pessoas errarem quando precisam escrever novamente esta palavra, já que acreditam que um comercio ou uma placa impressa não erraria.
Vamos saber aqui qual a grafia correta, proibido ou proíbido.
Vamos saber aqui qual a grafia correta, proibido ou proíbido.
Imagem: freepik.com
Proibido ou proíbido?
A grafia correta é proibido, sem acento. A palavra proibido é uma palavra grave, ela tem um acento tônico na penúltima sílaba, também conhecida como paroxítona.
Em geral, as palavras graves não levam acento gráfico, logo proibido não é acentuada. Exemplos de palavras graves:
Pedra, Amarelo, Vizinho, Apoio, Cabelos
That is an extremely smart written article. I will be sure to bookmark it and return to learn extra of your useful information. Thank you for the post. I will certainly return.
ResponderExcluirMuito comum encontrarmos em placas comerciais de serviços de consertos, mas com a letra c em lugar de S. Sempre que vejo sinto a vontade de reclamar em nome da língua, mas prefiro segurar a língua.
ResponderExcluir