Aluga-se ou alugam-se, qual a maneira correta de escrever? Aluga-se casas ou alugam-se casas. Veja o artigo e aprenda de maneira rápida como escrever corretamente.
Aluga-se ou alugam-se: Saiba aqui quando e como usar cada um destas expressões!
Vai alugar uma casa ou várias casas? Então a primeira coisa que você precisa saber é como escrever corretamente o seu anúncio. E um dos erros mais comuns é quanto à forma correta de escrever a placa “Aluga-se casas ou Alugam-se casas”. Esse artigo vai lhe ensinar a forma correta. Confira!
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a maneira correta de colocar um anúncio de aluguel de alguma coisa, seja de um imóvel, carro, ou qualquer outro objeto. A principal dúvida é quanto a utilizar ou não o verbo no plural, por isso é comum ver anúncios da mesma coisa escritos de duas maneiras diferentes, por exemplo, Alugam-se casas e aluga-se cadeiras, muitas vezes um do lado do outro. Mas qual dessas duas formas é a correta?
Imagem: www.freepik.com
Quando utilizar aluga-se ou alugam-se
As duas maneiras de utilizar a palavra estão certas, a diferença é de quando é a hora certa para usar cada uma delas, uma vez que uma é a forma singular e a outra plural. Aluga-se casa e alugam-se casas são anúncios diferentes e os dois estão certos. Uma vez que o primeiro é referente a apenas uma casa que está disponível para ser alugada, enquanto o segundo se refere a duas ou mais casas que poderão ser alugadas.
Como usar aluga-se e alugam-se
Para saber diferenciar é muito fácil, uma dica é trocar a posição das palavras. Vamos pegar como exemplo a placa mais utilizada “Aluga-se casas” e “Alugam-se casas”.
No caso dessa frase o “se” é utilizado como uma partícula apassivadora, isso significa que o sujeito vai estar depois do “se” no caso o sujeito são as casas. Então trocando o sujeito de posição conseguimos identificar a maneira correta de escrever o anúncio. Observe:
"Aluga-se casas" se torna "Casas é alugada" e
"Alugam-se casas" se torna" Casas são alugadas".
Na língua portuguesa o certo é a segunda opção. Por isso quando o sujeito está no plural é necessário conjugar o verbo anterior também.
Houve um lapso no exemplo: "Aluga-se casas" se torna "Casas é alugada". Se "casa" é o sujeito, de forma alguma há concordância. Se fosse "Aluga-se casa", tudo bem. Em suma: "Aluga-se casas" não existe. Pois o "se" aqui não é índice de indeterminação do sujeito como em: "Precisa-se de pedreiros".
ResponderExcluirMuito bom.Sempre tiro minhas dúvidas aqui com vocês. Obrigada!
ResponderExcluirFazendo uma crítica construtiva, acho que utilizam um texto muito longo antes de explicar o que se deseja saber. Nesse caso, a expressão "enchendo linguiça" é cabível. Para quem utiliza a internet para tirar uma dúvida momentânea, esse não é o melhor caminho.
ResponderExcluirObrigada pela observação. Agradecemos seu comentário. Cada um tem um ponto de vista e um a opinião e respeitamos o seu.
ExcluirAbraços.
Isso nao é questão de opinião e sim português, ops
ResponderExcluirMuito obrigado pela dica!
ResponderExcluir