Precisa-se ou Precisasse? Antes de mais nada é preciso entender cada expressão verbal e conhecer seu significado e emprego tanto na pronúncia como na escrita.
Precisa-se ou precisasse estão absolutamente corretas, porém tem pronuncia, colocação e denominação gramatical diferentes. E bem diferentes mesmo, como vamos ver a seguir. A língua portuguesa é muito rica e os verbos tem muitas conjugações, o que causa sempre dúvidas como esta.
Antes de mais nada é preciso entender cada expressão verbal e conhecer seu significado e emprego tanto na pronúncia como na escrita. Lembrando que as duas são formas verbais do verbo precisar.
Imagem: Freepik.com.
Precisa-se ou Precisasse?
Precisa-se é uma conjugação pronominal reflexa da terceira pessoa do singular com a partícula "se" indeterminando o sujeito (Saiba mais sobre sujeito indeterminado)
Precisasse está na primeira ou terceira pessoa do pretérito imperfeito do subjuntivo, tempo verbal que se utiliza condicionalmente.
Pronúncia
1.No primeiro caso (precisa-se) a sílaba tônica é o ci.
"Precisa-se de vendedores com experiência"
2. Na segunda forma verbal do verbo precisar "precisasse" a sílaba tônica é o "sa".
"Se eu precisasse desse remédio eu compraria"
Como fica o plural?
No primeiro caso (Precisa-se) deve ser conjugado no presente do indicativo, sempre na terceira pessoa do singular com a partícula "se", mesmo que o objeto indireto esteja no plural.
"Precisa-se de balconista
Precisa-se de balconistas"
No segundo caso (precisasse) acompanha a conjugação do verbo:
(Se eu) precisasse
(Se tu) precisasse
(Se ele) precisasse
(Se nós) precisássemos
(Se vós) precisásseis
(Se eles) precisassem
Precisa-se é bastante utilizada em placas e anúncios de empregos, mas também deu nome a canção "Precisa-se de Santos" da Banda Vox Dei, autoria de Mayra Barbosa e Mayara Barbosa. Veja um pedacinho do refrão:
"Precisa-se de santos do século XXI
Comprometidos com o mundo e com o bem de cada um
Que amem a eucaristia e não se envergonhem de contar
ao mundo a revolução que todos juntos vão cantar..."
Então não confunda precisasse que é primeira ou terceira pessoa do pretérito imperfeito do subjuntivo com precisa-se que é uma conjugação pronominal reflexa da terceira pessoa do singular com a partícula "se".
Certa vez alguém obstinou-se comigo que "precisa-se" escrevia-se "precisasse".Sem justificativa aparente.
ResponderExcluirCerta vez alguém obstinou-se em afirmar que "precisa-se" escrevia-se "precisasse...sem fundamentar.
ResponderExcluirAprendendo
ResponderExcluir