Bastante ou bastantes? Escreva da forma correta, veja quando usar as palavras. Confira estas e outras dicas de português aqui!
A dúvida que não quer calar: é bastante ou bastantes? Caros leitores, saibam que ambas as possibilidades estão corretas na língua portuguesa.
O que irá definir quando usar uma ou outra palavra será o contexto e o valor semântico de cada palavra. Para entender melhor a diferença de cada expressão, continue lendo!
Bastante ou bastantes?
Bastante
A palavra bastante, no singular, é definida como advérbio, isto é, aquela palavra que modifica o verbo, adjetivo e advérbio.
Os advérbios, no geral, são invariáveis, uma vez que o objetivo não é concordar em relação ao número (singular e plural) e sim trazer um valor semântico diferente para a oração. Veja o exemplo:
“Hoje é o dia em que descubro se estou esperando um menino ou uma menina. Estou bastante feliz!”
Veja também:
Percebe-se que o advérbio “bastante” está modificando o adjetivo “feliz”, trazendo maior intensidade.
E também se percebe que “bastante” pode ser substituído por “muito”, levando ao mesmo significado e contexto, certo? Guarde essa informação!
Bastantes
Por outro lado, temos “bastantes” no plural. Nesse caso, a expressão é um adjetivo, logo, deverá concordar com o substantivo que está se referindo. Portanto, pode ser tanto singular e plural. Por isso que, dependendo do contexto, você deve saber identificar a diferença entre as expressões, se ela é um advérbio ou um adjetivo.
O que pode ajudar você é a palavra “muito”, a qual, se estiver concordando com o substantivo, sendo também um adjetivo, ela poderá ser substituída por bastante e vice-versa (independentemente se for singular ou plural). Observe:
- Sabia que você tem muitos amores? = Sabia que você tem bastantes amores?
Portanto, em ambos os casos, “bastante” – como advérbio – e “bastante(s)” – como adjetivo –, podem ser substituídos por “muito(s)”. É a partir daí que saberá se deve ou não colocar ‘s’ na expressão “bastante”.
Resumindo: bastante x bastantes
Troque "bastantes" por "muitos", "muitas", "suficientes" e se concordar use "bastantes"
Caso troque por "muito", e se só cabe "muito" no singular, então use "bastante’.
Exemplo: Os candidatos estavam bastante nervosos (muito nervosos) na entrevista de emprego.
Como advérbio (= muito), não varia.
Os réus ficaram bastante felizes com a sentença. (muito felizes)
Como pronome indefinido (antes do substantivo), deverá concordar com o substantivo.
O secretário está com bastantes casos para resolver. (muitos casos)
Como adjetivo, deve concordar com o substantivo.
Ele já tem provas bastantes para incriminar o réu. (provas suficientes)
Compreendido?
COMENTÁRIOS