Quais os erros mais comuns na redação? Tire as suas dúvidas na hora de fazer uma boa redação. Acesse e veja as dicas de redação!
Quais os erros mais comuns na redação?
A redação é um dos tópicos mais importantes nos vestibulares de todo o Brasil. O ENEM, por exemplo, é um dos exames que mais exige uma redação coerente e relevante para o tema proposto.
Entretanto, é comum observar que muitos estudantes acabam errando aspectos básicos na redação, deixando-se levar para a linguagem informal, por exemplo.
Por isso que, no texto de hoje você irá descobrir quais são os erros mais comuns na redação. Continue lendo!
Imagem: www.freepik.com
Insistir no senso comum
A introdução, o desenvolvimento e a conclusão de um texto deve ser coeso e coerente, isto é, os conectivos devem ser utilizados adequadamente e a unidade do texto em si deve fazer sentido. Apesar disso, o primeiro erro mais banal é insistir e agarrar-se no senso comum.
Conhece aquela história “a sociedade precisa ser mais consciente com o uso desenfreado da água”, “devemos nos unir contra a dengue”, e por aí vai?
Pois é. Fuja do senso comum! Fuja de frases prontas e de orações óbvias, as quais já estão impregnadas na cabeça de qualquer cidadão! Na correção de uma dissertação, por exemplo, é analisado o senso crítico e a criatividade do aluno, portanto, esforce-se!
Oscilar entre linguagem informal e formal
Dependendo do gênero da redação, é possível que se deva utilizar gírias e uma linguagem mais informal. Porém, é preciso muito cuidado! O excesso também pode ser um “tiro no pé”. Então, observe a proposta do texto e crie uma redação que tenha uma linguagem que converse com o leitor.
Aliás, primeiro de tudo: contextualize o gênero e tente lembrar de suas características principais.
O que não pode, em hipótese alguma, é oscilar entre gírias e rebuscamento linguístico. Mantenha um padrão de escrita culto – na maioria das vezes é pedido isso.
Confundir as conjunções
Você sabe usar as conjunções? Sabe a diferença entre “mas” e “portanto”? As conjunções servem para conectar, linkar, unir as orações de modo que fique coerente a ligação entre elas.
O “mas”, por exemplo, é uma conjunção adversativa que adicionará um fato positivo ou negativo acerca de um tema. Já o “portanto”, é conclusivo, uma vez que você definirá seu ponto de vista ou esclarecerá o que já está óbvio.
Dê uma revisada nas conjunções!
Essas foram os principais erros que os estudantes cometem na redação. Ah! Esquecer do título também é um deles! Antes de entregar o texto, revise sempre e se, for possível, utilize sinônimos e referenciais para não deixar a redação monótona ou repetitiva!
COMENTÁRIOS