Redundâncias: O que é, exemplos e como evitar. Leia o artigo completo e saiba como evitar as redundâncias, que é considerado um vício de linguagem.
Redundâncias: O que é, exemplos e como evitar - A redundância é um artifício da língua portuguesa que deve ser evitada a todo custo, uma vez que passa a impressão de que o texto ou a fala é fraca, rasa, vazia e pobre de conteúdo.
A redundância, nada mais é do que a repetição de uma ideia já explícita no texto. Logo, não há motivo de você reforçar a ideia, mesmo que seja para enfatizar. Por isso que, muitas vezes a redundância é comparada com o uso de sinônimos.
A redundância, nada mais é do que a repetição de uma ideia já explícita no texto. Logo, não há motivo de você reforçar a ideia, mesmo que seja para enfatizar. Por isso que, muitas vezes a redundância é comparada com o uso de sinônimos.
Redundâncias: O que é, exemplos e como evitar
Não há nada de errado em utilizar sinônimos no texto para produzir um conteúdo rico, entretanto, não se pode exagerar e repetir uma ideia inúmeras vezes. Dependendo do gênero utilizado, pode até ser que seja necessária a redundância, mas em um texto formal, ao utilizar esse vício de linguagem, você pode perder nota.
Imagem: www.freepik.com
A redundância pode impedir que o texto fique claro e com qualidade e, acima de tudo, cansativo de ler para o leitor, comprometendo o seu objetivo de passar uma informação, seja ela qual for.
O mais interessante é que a redundância pode passar despercebida na língua falada e escrita. O motivo é simples: ela passa a se tornar corriqueira, comum, fazendo parte do nosso dia a dia.
Na língua falada, a redundância é mais comum porque falamos muitas coisas inconscientemente, logo, no texto escrito é preciso maior atenção para que o texto esteja claro.
Exemplos de redundância
A seguir você irá observar quais são os exemplos de redundância mais praticados atualmente. Talvez você já tenha se reparado com:
- Subir para cima;
- Descer para baixo;
- Gelo gelado;
- Conclusão final;
- Elo de ligação;
- Ganhar grátis;
- Protagonista principal;
- Repetir de novo;
- Planejar antecipadamente;
- Surpresa inesperada;
- Metades iguais;
- Encarar de frente;
Como evitar as redundâncias
Como já dito, a redundância é um vício de linguagem que precisa evitado, já que compromete a qualidade do seu texto por completo. É indicado que o texto seja lido algumas vezes a fim de revisá-lo e corrigir possíveis redundâncias. Já no que diz respeito à língua falada, é necessário ficar atento e se autocorrigir!
"Teoria falada"
ResponderExcluirÉ redundância?