Veja como funciona o Uso do hífen de “bem” e de “mal”. Aprenda a usar o hífen de modo correto seguindo essas dicas. Confira mais aqui!
Após as novas regras ortográficas, a língua portuguesa confunde muito os brasileiros. Afinal, tem ou não acento? Usa ou não se usa o hífen? E uma das dúvidas mais comuns e que, portanto, pode ocasionar em erros ortográficos é acerca do uso do hífen de “bem” e de “mal”.
Agora, se está em dúvida se deve ou não colocar o hífen, saiba que é importante verificar se a palavra agregada irá formar uma unidade semântica, ou seja, terá o sentido correto de acordo com o contexto.
O exemplo clássico é o “bem-educada”. Você sabia que há duas possibilidades de usar a expressão?
Com e sem hífen? Observe:
O exemplo tradicional tem a ver com “malcriado” e “mal criado”. Repare:
Uso do hífen de “bem” e de “mal”
Em primeiro lugar vamos relembrar que:- Mal é o contrário de Bem = advérbios;
- Bom é o contrário de Mau = adjetivos;
Bem
O advérbio “bem” já era grafado com “n” em algumas palavras, quando aglutinadas, como o caso de: “benfeitor”, “benfazejo”. Em compensação, outras palavras que eram grafadas com hífen, perderam o sinal, como em “benfeito”, “benquerer” (apesar de algumas gramáticas aceitaram ambas as grafias, com ou sem hífen).Agora, se está em dúvida se deve ou não colocar o hífen, saiba que é importante verificar se a palavra agregada irá formar uma unidade semântica, ou seja, terá o sentido correto de acordo com o contexto.
Imagem: Freepik.com.
O exemplo clássico é o “bem-educada”. Você sabia que há duas possibilidades de usar a expressão?
Com e sem hífen? Observe:
- “O homem relembrou que foi bem educado pelos pais” – É o modo como ele foi educado, criado pelos pais.
- “O homem era bem-educado” – Está qualificando o sujeito, portanto, recebe o hífen. Há uma unidade semântica.
Mal
O advérbio mal, por outro lado, já tem regras. Só se pode usar o hífen para agregar palavras se a segunda iniciar começar com vogal ou a letra “h”. Exemplos: “mal-afortunado”, “mal-humorado”, “mal-estar”. Porém, como também é o caso do advérbio “bem”, é preciso rever se o sentido da palavra está adequado ao contexto.O exemplo tradicional tem a ver com “malcriado” e “mal criado”. Repare:
- “A mulher foi muito malcriada” = adjetivo, qualifica, descreve a mulher.
- “As crianças foram mal criadas pela família” = é o modo como foram criadas, portanto, sem hífen.
COMENTÁRIOS