Pleonasmo: Veja os diversos exemplos e o significado deste vício de linguagem tão comum em nosso cotidiano. Confira aqui tudo sobre pleonasmo!
Pleonasmo tem o significado, exemplos - Para muitos, o pleonasmo e a redundância são sinônimos. A própria palavra “pleonasmo” é do grego que significa redundância! Entretanto, para outros, a diferença entre eles existe, sendo muito minuciosa.
Enquanto a redundância aparece mais na linguagem falada do que na escrita (pelo menos é onde ocorre maior incidência), o pleonasmo é uma figura de linguagem que tem como objetivo reforçar uma ideia, principalmente em um texto literário, poético.
De qualquer forma, hoje em dia é possível observar que ambas as formas são consideradas sinônimos. Então, você usar tanto pleonasmo quanto redundância, certo?
Enquanto a redundância aparece mais na linguagem falada do que na escrita (pelo menos é onde ocorre maior incidência), o pleonasmo é uma figura de linguagem que tem como objetivo reforçar uma ideia, principalmente em um texto literário, poético.
Pleonasmo: Significado
Pode-se dizer, então, que o pleonasmo é quando há repetição de ideias que expressam o mesmo significado, e a redundância é o efeito que ocorre, indicando que o autor ou falante foi descuidado, ignorante em relação à língua.De qualquer forma, hoje em dia é possível observar que ambas as formas são consideradas sinônimos. Então, você usar tanto pleonasmo quanto redundância, certo?
Portanto, o pleonasmo intensifica uma ideia.
Tipos de pleonasmo
Há duas possibilidades de utilizar o pleonasmo:
- Pleonasmo estilístico ou literário: que tem como objetivo reforçar uma ideia de propósito.
- Pleonasmo vicioso (mais parecido com a redundância propriamente dita): que acontece de forma espontânea, devido à ignorância, descuido e descaso com a língua.
Imagem: Edigley Alexandre
Lembrando que o pleonasmo também pode servir como artifício poético, isto é, para que haja rima, maior atenção do leitor e assim por diante. Por isso em que muitos dicionários e gramáticas, o pleonasmo é definido também como recurso estilístico da língua, uma figura de linguagem.
Exemplos de pleonasmo
Há muitos exemplos de pleonasmo por aí. Veja:
- Hemorragia de sangue;
- Adiar para depois;
- Panorama geral;
- Demente mental;
- Própria autobiografia;
- Protagonista principal;
- Repetir de novo;
- Sorriso nos lábios;
- Cerca de quase;
- Encarar de frente;
- Goteira no teto;
- Canja de galinha;
- Um único;
- Viúva do falecido;
- Amanhecer o dia;
- Novidade inédita;
- Países do mundo;
- Pescar peixe;
- Antecipar para antes;
- Manter o mesmo;
- Opinião pessoal.
COMENTÁRIOS