Precisa-se ou precisam-se: Saiba como e quando usar. Confira estas e outras dicas de Português e redação no comoescreve.com. Cloqie Aqui!
Precisa-se ou precisam-se - Veja como usar! Você já deve ter reparado em alguma placa ou cartaz na rua a seguinte oração “precisa-se empregados”. Mas, a questão é: se “empregados” é o predicado e está no plural, o verbo “precisar” não deveria estar no plural?
Precisa-se ou precisam-se
Não é bem assim que funciona a concordância verbal da língua portuguesa. Em primeiro lugar, você consegue definir o sujeito da oração? Então, o sujeito da oração está indeterminado, logo, quando ocorre esse tipo de indeterminação, o verbo deve permanecer no singular, independentemente se o objeto estiver no plural. Portanto, a construção “precisa-se de empregados” está correta!
Mais exemplos:
• Precisa-se de pedreiro para obra;
• Precisa-se de coadjuvantes para a novela que estreará em 6 meses;
• Precisa-se de novos funcionários para reformular a secretaria da escola;
• Precisam-se de meninos para a aula de teatro;
Imagem: Freepik.com.
E o -se nessa história?
Se você não conhece ainda o índice de indeterminação do sujeito, saiba que a partícula “se” só deve aparecer quando há verbos transitivos indiretos (como o caso de o verbo precisar, afinal, você precisa de alguma coisa).
Mesmo que o sujeito esteja indeterminado, pode ser que haja linguistas e gramáticos que aceitam a construção no plural, “precisam-se”, uma vez que soa melhor e “concorda” com o objeto. Por enquanto, o sujeito permanece indeterminado e o verbo permanece na terceira pessoa do singular.
Outros Exemplos
Aliás, compensa ressaltar que essa regra serve para demais verbos. Por exemplo: necessita-se, trata-se.Exemplos:
• Necessita-se de mais doações;
• Precisa-se de materiais escolares;
• Trata-se de assuntos de interesse nacional;
Da próxima vez que se deparar com esse tipo de construção, já sabe qual das alternativas está correta, certo?
A língua portuguesa não deve ser tratada de forma banal, pelo contrário, as suas regras devem ser respeitadas para que não haja erro tanto na fala quanto na escrita. Estamos combinados?
"• Precisam-se de meninos para a aula de teatro;"
ResponderExcluirEsse exemplo está correto?
Não.. o certo seria.. Precisa-se DE meninos para a aula de teatro..
ExcluirQuem precisa .. precisa DE.. ou seja verbo Transitivo Indireto, Verbo TDI + Se indetermina o sujeito, assim ficando na 3º pessoa do singular (não concordando com o resto da frase).
Foram vocês que deram o exemplo questionado pelo colega ´´tombarros``...
ResponderExcluir