Você tem dúvidas sobre o significado ou quando usar os termos "Nacionalidade ou Naturalidade"? Esse artigo vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto, confira!
Nacionalidade ou Naturalidade, você provavelmente já se deparou com essas palavras. Porém, muitas pessoas não sabem o significado das mesmas ou mesmo a diferença entre elas.
Se você é uma dessas pessoas, não precisa se preocupar. Ao final desse artigo todas as suas dúvidas estarão esclarecidas.
Portanto, se você quer saber o significado ou quando usar corretamente os termos "nacionalidade ou naturalidade", continue a leitura!
Você pode gostar de ler também:
Nacionalidade ou Naturalidade?
Nacionalidade ou naturalidade são termos muito utilizados em documentos de identificação, fichas de inscrição, currículos, alguns formulários etc.
Apesar dessas palavras terem significados parecidos, são distintos.
A principal diferença entre elas é que a nacionalidade se refere ao país de nascimento de uma pessoa ou onde se conseguiu cidadania, enquanto naturalidade se refere a cidade e Estado de nascimento.
Explicaremos melhor nos próximos tópicos, confira!
O que é nacionalidade?
A palavra "nacionalidade" se refere, como foi dito acima, ao país de origem de um indivíduo ou a condição de cidadania, nesse caso, a pessoa terá duas nacionalidades.
Em alguns países, é possível também, conseguir a nacionalidade se o indivíduo viver um determinado tempo nele.
No Brasil, por exemplo, caso um estrangeiro tenha vivido mais de 15 anos de forma contínua no país, ele pode reivindicar a nacionalidade.
Exemplos de nacionalidade:
- Brasileiro;
- Português;
- Espanhol;
- Mexicano;
- Peruano;
- Chileno;
- Americano;
- Etíope;
- Etc.
O que é naturalidade?
A palavra "naturalidade" significa o local de nascimento de uma pessoa dentro do país de origem (cidade, município, estado).
Provavelmente você já ouviu a expressão: "tal pessoa é natural de tal lugar", se referindo à cidade de origem da pessoa em questão.
Diferente da nacionalidade, uma pessoa só pode ter uma naturalidade.
Além de se referir ao lugar dentro do país em que a pessoa nasceu, o termo também é utilizado para indicar a origem de coisas, por exemplo: "Essa cachaça é natural de Minas".
Exemplos de naturalidade:
- Salvador, Bahia;
- Guarulhos, São Paulo;
- Belo Horizonte, Minhas Gerais;
- Manaus, Amazonas;
Muito simples não é? Saber a diferença e o significado desses termos ajuda muito em várias situações do dia a dia que exigem essas informações, como o preenchimento de um formulário ou numa redação, por exemplo.
Agora você não terá mais nenhuma dificuldade quando o assunto for nacionalidade ou naturalidade.
Esse artigo foi útil? Compartilhe com seus amigos.
Ficou com alguma dúvida sobre nacionalidade ou naturalidade? Deixe nos comentários.
COMENTÁRIOS