Você sabe o que é variação linguística? Saiba agora tudo sobre esse assunto que é importantíssimo para você que vai prestar vestibular, fazer ENEM ou concursos.
Você provavelmente já ouviu esse termo antes, mas você sabe realmente o que é variação linguística?
Se não, não se preocupe! Preparamos para você esse artigo muito simples e esclarecedor para que ao final do mesmo todas as suas dúvidas sobre o assuntos sejam esclarecidas.
Sabia que esse tema é muito cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vestibulares e em vários concursos públicos?
Pois é! Portanto é imprescindível dominar o assunto. Então, se você quer saber mais sobre o que é variação linguística e os seus tipos, continue a leitura.
Você pode gostar de ler também:
- Nacionalidade ou Naturalidade? Qual a diferença;
- REFORMA ORTOGRÁFICA: Minivocabulário - Palavras e expressões com ou sem hífen;
O que é variação linguística?
O que é variação linguística? É muito simples! É um fenômeno natural que ocorre com a língua. São as variações em seus elementos (vocabulário, pronúncia, morfologia, sintaxe).
Esse fenômeno envolve diversos aspectos, que podem ser: históricos, sociais, regionais, culturais e geográficos.
Essas variantes são reinventadas o tempo todo, o que nos leva a seguinte conclusão: a nossa língua está em constante mudança.
E com isso surge as variações linguísticas.
É importante saber que não existe uma "variação linguística correta" ou uma "variação linguística errada". Cada variante da língua está adequada para atender às necessidades comunicativas de um grupo específico.
Julgar como errado, uma variação da nossa língua, apenas por ser diferente da sua, é preconceito linguístico.
Acima temos um exemplo de variação linguística regional.
Tipos de Variações Linguísticas:
Agora que você já sabe o que é variação linguística, vamos nos aprofundar um pouco mais e falar sobre cada tipo de variante. Vamos lá?
- Variações Geográficas: está relacionada com o local em que a língua é desenvolvida, temos um exemplo clássico: as variações entre o português do Brasil e de Portugal;
- Variações Sociais: se dão segundo as classes sociais envolvidas. Por exemplo, um acadêmico e um morador de rua;
- Variações Históricas: acontece com o desenvolvimento da história, é algo constante. Por exemplo, o português da época medieval e o português atual;
- Variação Situacional: Essa variação acontece no contexto em que a pessoa está inserida no dia a dia, por exemplo, uma situação formal e uma situação informal. Um promotor não utiliza a mesma linguagem numa audiência e numa roda de amigos, por exemplo.
Além desses temos:
- Regionalismo: particularidades linguísticas de determinada região.
- Dialetos: variações regionais ou sociais de uma língua.
- Socioletos: variantes da língua utilizadas por determinado grupo social.
- Gírias: expressões populares utilizadas por determinado grupo social.
- Linguagem formal: É um tipo de linguagem considerada dentro da norma culta da língua. Usada quando não há familiaridade entre os interlocutores ou em situações de maior seriedade.
- Linguagem Informal: É o tipo de linguagem do dia-a-dia, onde não há preocupações com normas gramaticais e o uso da língua se torna flexível.
Ficou com dúvidas sobre o que é variação linguística? Deixe nos comentários.
COMENTÁRIOS