A forma correta de escrita é boas-vindas de acordo com a Gramática Portuguesa. Saiba o que é a composição. Confira aqui.
A língua portuguesa é uma das mais complexas, com o novo acordo ortográfico diversas dúvidas são comuns, principalmente em relação ao uso do hífen. Afinal qual é o certo, boas vindas ou boas-vindas?
A língua portuguesa é repleta de regras e exceções e isso gera diversas dúvidas, seja no cotidiano do individuo o na realização de provas diversas.
Uma das principais dúvidas são em relação ao uso do hífen, depois do Acordo Ortográfico de 2009, algumas palavras deixaram de usar o sinal e outras permaneceram.
O hífen é um sinal representado por um pequeno traço na horizontal (-), sendo utilizado para unir elementos de palavras compostas, para separar silabas ou no final de linhas para marcar ligações.
Imagem: freepik.com
Confira:
Antes de entender quando usar ou não o hífen é importante relembrar alguns conceitos e regras, principalmente os de composições de palavras.
Veja a seguir os tipos de composição e quando usar o hífen, além de aprender qual é o certo entre boas vindas e boas-vindas.
Composição: o que é?
A composição é definida como sendo o processo linguístico que possibilita formar novas palavras a partir de dois ou mais radicais ou palavras simples.
As palavras formadas a partir do processo de composição são definidas como palavras compostas e possuem significado próprio.
A composição se subdivide em dois grupos, os quais:
- Justaposição;
- Aglutinação.
Como o foco deste é o uso do hífen, serão detalhadas a seguir as composições por justaposição.
As composições por justaposição e o uso do hífen
Nas composições por justaposição ocorrem junções de duas ou mais palavras (ou radicais) sem que haja alterações nos elementos formadores. Ou seja, são mantidas a mesma ortografia e acentuação existentes antes da composição.
Desta forma, o que é alterado é o significado da palavra.
Grande parte das composições por justaposição é ligada pelo uso do hífen, desde que sigam as regras pré-estabelecidas.
De acordo com o novo acordo ortográfico o hífen foi mantido nas palavras compostas por justaposição que não possuem elementos de ligação, como por exemplo: segunda-feira, ano-luz, guarda-chuva, guarda-roupa, entre outras.
No entanto, o acordo traz que o hífen não deverá ser utilizado em locuções (substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais).
Mas afinal qual é o certo, Boas vindas ou Boas-vindas?
Como podem ser observadas, as palavras “Boas” + “Vindas” é uma composição por justaposição, repare que não há alteração nos elementos formadores e sim no seu significado.
Desta forma, o correto é boas-vindas, com o uso do hífen.
Boas-vindas é um substantivo feminino no plural e o seu significado é de um sentimento de contentamento e/ou satisfação pela chegada de um individuo.
Logo, trata-se de uma expressão acolhedora.
Exemplos do uso da expressão boas-vindas:
- Vamos dar boas-vindas ao novo estudante que chegou à nossa classe;
- Dar boas-vindas é educado e torno o ambiente mais acolhedor;
- Nós funcionários deste hotel damos boas-vindas a todos nossos visitantes;
- Vou visitar minha irmã hoje e aproveitar para dar boas-vindas ao seu bebê que nasceu na semana passada.
Qual o ano de postagem?
ResponderExcluirVau responder ou passar o dia com conversa mole?
ResponderExcluir