Se você tem dúvidas com relação à melhor forma de utilizar as expressões porcentagem ou percentagem confira aqui sobre a origem de sua palavra e o seu uso.
Ambas as palavras existem na língua portuguesa, porém suas derivações são um tanto diferentes. Então qual devemos usar, percentagem ou porcentagem?
As duas palavras apesar de possuírem origem distintas, são corretas perante a língua portuguesa, e possuem um mesmo significado. No conceito geral, percentagem ou porcentagem é nome dado a uma grandeza, seja ela, por exemplo, uma medida, ou ainda um cálculo com base em cem.
Você já deve ter ouvido falar em ambas as palavras, ou ainda expressões derivadas, como “x porcento” de algo. Ou ainda nas eleições, quando dizem que determinado candidato atingiu “x porcento” dos votos nas eleições, assim você irá saber um pouco mais sobre porcentagem e percentagem.
Origem das palavras
Ainda que a língua portuguesa determine que as palavras “porcentual” e “percentual” se referem ao mesmo conceito, suas origens são um tanto distintas. Primeiro, surgiu a palavra “percentual”, que deriva do vocábulo inglês “percentage”, que surgiu do britânico “per cent”, oriunda do latim “per centum”.
Já a palavra “porcentagem” é um tanto quanto mais recente que seu sinônimo, e para os estudiosos nada mais é que uma adaptação da expressão “por cento”. Ou seja, “porcentagem” aparentemente é uma palavra de uso popular, que surgiu da forma coloquial da língua brasileira.
Entretanto, apesar da possibilidade de ter nascida no Brasil, em Portugal também é utilizada de forma vasta a palavra “porcentagem”, que teve origem do vocábulo francês “pourcentage”.
Confira:
Algumas expressões comuns são:
- A porcentagem (ou percentagem) é bastante utilizada na economia
- Você receberá uma percentagem (ou porcentagem) em caráter de comissão caso venda este produto
- A porcentagem (ou percentagem) do aumento do dólar foi alta
- A percentagem (ou porcentagem) de progressão foi baixa em relação ao ano anterior
Não confunda porcentagem com ponto percentual
Com certeza você já deve ter ouvido falar que determinado candidato subiu na pesquisa em “x” pontos percentuais, alcançando assim “x” percentual ou porcentual de votos. Deve ter então notado a diferença na relação dos dados no gráfico, que mostram queda do candidato ou ainda se ele está em alta no geral.
Isso porque existe uma grande diferença entre pontos percentuais e percentagem ou porcentagem. A primeira se trata de uma relação direta entre a diferença de porcentagens, enquanto que a segunda utiliza-se quando do cálculo proporcional com base em 100.
Por exemplo, quando uma pesquisa exibe que uma determinada taxa subiu de 15% para 30%, isso significa que ela subiu em 100% (ou 100 porcento). Enquanto que ao mesmo tempo a taxa subiu em 15 pontos percentuais, por isso alguns dados gráficos acabam por gerar certa confusão, apesar de corretos.
Imagem: freepik.com
Qual deve ser utilizada?
Mas afinal, se são tão semelhantes, qual palavra devemos utilizar, porcentagem ou percentagem? A resposta é simples, vai da sua escolha, entretanto, note-se que dependendo da expressão cada palavra parece se encaixar melhor, porém a língua portuguesa não distingue a forma de empregá-las.
As palavras, apesar de atípicas, são bastante utilizadas principalmente para relacionar pesquisas, obtenção de dados, e para elaboração de gráficos. Isto porque a base 100, é mais fácil para se definir projeções, a fim de gerar um efeito comparativo entre os dados obtidos.
Apesar de serem sinônimos, alguns dicionários mais atuais ainda assim dão preferência para “percentagem” ao invés de “porcentagem”, apenas pelo fato de parecer mais correta, devido à origem.
Apesar de serem sinônimos, alguns dicionários mais atuais ainda assim dão preferência para “percentagem” ao invés de “porcentagem”, apenas pelo fato de parecer mais correta, devido à origem.
COMENTÁRIOS