Os dois-pontos introduzem palavras ou expressões, que enumeram ou esclarecem afirmações anteriores, quando usar corretamente, qual emprego. Confira aqui.
Os dois-pontos introduzem palavras ou expressões, que enumeram ou esclarecem afirmações anteriores, descubra nesse artigo como usar essa pontuação.
Os dois-pontos (:) representam um sinal gráfico que faz parte dos sinais de pontuação. Eles colaboram para tornar a oração e períodos mais tranquilos para serem lidos. Os sinais mais importantes de pontuação são: ponto de interrogação, vírgula os dois-pontos, entre outros.
Todos os pontos têm como função em comum a pausa, às vezes breve. Serve para facilitar a compreensão da oração, mas o que diferencia todos eles são os seus devidos objetivos. Descubra como empregar o uso adequado para cada finalidade.
Imagem: freepik.com
Dois-pontos: Quando usar corretamente?
Podem ser usados se os objetivos forem:
- Discurso direto
- Enumeração
- Citação
- Anunciar um aposto
- Oração apositiva
- Antes de um esclarecimento ou explicação
- Na invocação das correspondências
- Antes de um exemplo
- Depois de uma nota ou uma observação.
Geralmente, adquirimos os primeiros contatos com os dois-pontos na infância, quando lemos algum conto que possuam algum tipo de diálogo, ou quando utilizamos exemplos para responder uma questão.
Já na fase adulta ele se torna necessário para fazer um ofício ou quando é preciso citar alguém, ou algum enumerado. Logo é muito utilizado em artigos, como recentemente usamos nesse.
Qual o emprego adequado para cada finalidade?
De forma geral, as pessoas têm uma noção de seu uso, visto que, com o desenvolvimento da aprendizagem, em algum momento se deparamos com os dois-pontos, seja nas histórias infantis ou no famigerado exemplo com os dois pontinhos em seguida.
Mas será que sabemos de todas as possibilidades de seu uso dentro das regras gramaticais? Acompanhe os exemplos a seguir para as respectivas leis do português:
- Discurso direto: Normalmente aparece em textos que ocorrem diálogos, e os dois-pontos marcam a entrada de uma fala.
Ex.: O fantasma entrou na casa e disse:
Procuro meu livro que foi roubado!
- Antes de uma enumeração: A pontuação nesse caso é utilizada para enumerar tipos de autores.
Ex.: Na filosofia moderna, vemos:
René Descartes
John Locke
Friedrich Nietzsche
Immanuel Kant
- Antes das citações diretas: O ponto está antes das aspas, pois não deram início ao período referente a fala do personagem
- Para enunciar um aposto ou oração apositiva: Aposto é o termo que está ligado a outros termos da oração, ele serve para esclarecer ou detalhar, como visto no exemplo.
Ex.: De todos os planetas do sistema solar, os mais fascinantes são: Saturno e Urano.
- Antes de esclarecer ou explicar: Note que a explicação para a afirmação vem após os dois pontos
Ex.: Não existem erros ortográficos: mas sim usos inadequados.
- Invocação de correspondências:
Ex.: Prezado Sr. Edgar, Caro amigo: Rodolfo, Excelentíssimo Senhor Presidente da República.
- Antes de um Ex.: Esse é o exemplo mais conhecido do uso de dois-pontos, geralmente é visto sem a abreviação.
- Depois de notas ou observações:
Ex.: Nota:
Com isso, pode-se concluir que o uso dos dois-pontos é muito simples, e assim como as demais pontuações, ele tem as sua devida finalidade e importância. Conclui-se que seu uso tem por finalidade deixar o texto mais leve, mais claro e objetivo.
Quando os dois pontos introduzem uma explicação, eu posso substitui-lo por uma vírgula?
ResponderExcluir