Você sente dificuldade em aprender colocações pronominais, em especial o uso da mesóclise? Não se preocupe. Saiba aqui o que é, regras e exemplos. Confira.
Você sente dificuldade em aprender colocações pronominais, em especial o uso da mesóclise? Não se preocupe! Esse artigo irá lhe explicar com detalhes como identificar a aplicar a mesóclise em um discurso formal.
A nossa língua portuguesa é muito bela e ao mesmo tempo possui muitas regras, o que deixa a maioria dos brasileiros com receio de se expressar formalmente de maneira errada. No entanto essas regras não são difíceis se você aprender da maneira certa sem decorar, mas sim entendendo o seu sentido e aplicabilidade.
Uma das regras gramaticais que causa mais temor entre os concurseiros, vestibulandos, ou pessoas que procuram aprender a norma culta são as maneiras de colocação pronominal, que são: a próclise, a mesóclise e ênclise. Nesse artigo explicaremos cada uma dessas, com detalhe especial para a mesóclise.
Imagem: www.freepik.com
O que é mesóclise?
A mesóclise é a forma de colocação pronominal mais formal, digamos assim. Por isso o seu uso no dia a dia não é muito observado. Ocorre quando o verbo da frase estiver no futuro do presente ou no futuro do pretérito (onde o uso da próclise não seja justificada).
Na mesóclise o uso do pronome não será nem na frente do verbo nem após o mesmo, ela se posicionará de forma intercalada ao verbo. Hoje a mesóclise é uma colocação da literatura brasileira ou em usos da norma culta, não sendo mais usual por soar um pouco estranho para quem a ouve.
Regras de mesóclise
O uso da mesóclise se deve em duas situações:
Nas orações em que o verbo esteja no futuro do pretérito. Por exemplo:
- Procurar-me-iam caso desejassem dinheiro.
Nas orações em que o verbo esteja no futuro do presente. Por exemplo:
- Desenhar-te-ei nos meus mais profundos desejos.
Próclise, mesóclise e ênclise
Para evitar qualquer confusão quanto ao uso de próclise, mesóclise e da ênclise, é importante saber diferenciar cada uma. Observe as definições e exemplos, as seguir:
Próclise
- Não lhe devo explicações.
Mesóclise
- Assim que possível, contar-lhe-ei todo o ocorrido.
Ênclise
- Fez a prova do vestibular e mostrou-se confiante com a redação.
Quando a mesóclise é opcional?
A mesóclise se torna opcional no início de algumas frases, se não existir nada que atraia o verbo, seja no futuro do pretérito ou no presente do pretérito.
Tanto a mesóclise quanto a próclise possuem casos de usos opcionais, estes são os casos com os pronomes pessoais e com o infinitivo, somente se estes não fizerem parte da locução verbal.
Exemplos de mesóclises
Para ratificar o conhecimento que você adquiriu sobre mesóclise, elencamos algumas frases para que você observe a ocorrência dessa colocação pronominal, ainda que não vá usá-la em seu cotidiano.
- Dar-me-iam uma nova oportunidade na empresa.
- Procurar-me-iam caso precisassem de ajuda.
- Planejar-se-ão todos os gastos com o casamento.
- Falar-lhe-ei a respeito das despesas da casa.
COMENTÁRIOS