Assíndeto é uma figura de linguagem, assim como o polissíndeto. Dominar o uso destes recursos estilísticos e sintáticos vai transformar suas redações. Veja.
Assíndeto é uma figura de linguagem, assim como o polissíndeto. Dominar o uso destes recursos estilísticos e sintáticos, vai transformar suas redações em obras de arte.
A elegância nas obras literárias é alcançada sim com muito uso de assíndetos e polissíndetos. E não são só essas as figuras de linguagem que engrandecem até o texto mais humilde.
Neste artigo você encontrará os mais importantes pontos, no que diz respeito as figuras de linguagem. Bons estudos e vamos lá!
Imagem: www.freepik.com
O que é assíndeto
O assíndeto pertence ao grupo das figuras de linguagem classificados como figuras de construção ou sintaxe. Ainda há os grupos de figuras de som ou sonoras e figuras de palavras ou semânticas.
O uso do assíndeto indica em uma frase composta que não há relação entre duas ideias. Mas ambas são necessárias para dar sentido, a ideia geral que se está expressando.
Todas as vezes que você usar este recurso, as frases devem ser quebradas por uma vírgula ou ponto e vírgula.
Assíndeto exemplos
Quando se usa o assíndeto o objetivo é ampliar o objetivo principal e fazer ele notável ao interlocutor. Por isso seu uso frequente em textos de literatura e músicas.
Antes de usá-lo para valer, veja alguns exemplos:
Exemplo 1
Trecho da música Exagerado de Cazuza
“Por você eu largo tudo.
Vou mendigar, roubar, matar.
Que por você eu largo tudo.
Carreira, dinheiro, canudo. ”
O assíndeto aqui é usado duas vezes, em “mendigar, roubar, matar” e em “carreira, dinheiro, canudo”. Note que além de deixar cada ideia em seu lugar, também ficou evidente que a ideia central é “largar tudo”.
Exemplo 2
Trecho do livro Insônia de Graciliano Ramos
“Luciana, inquieta, subia à janela da cozinha, sondava os arredores, bradava com desespero, até ouvia duas notas estridentes, localizava o fugitivo, (…) ”
Aqui as frases conectadas por vírgulas indicam os sentimentos, as ações e o objetivo da personagem Luciana.
Significado de assíndeto
A origem da palavra assíndeto é grega, mais precisamente da palavra “syndéo”, que se traduz como unir. Como o prefixo “a” indica negação, ao adaptar a palavra para o português, sua tradução fica: não unir.
Não significa necessariamente que as frases não estejam em sintonia, mas que o conteúdo entre vírgulas é uma informação extra.
As figuras de linguagem em geral servem para rechear o conteúdo de um texto, mas com ideias concretas.
Assíndeto e polissíndeto: Qual a diferença
O polissíndeto possui o mesmo sufixo, o fator que os diferencia é o prefixo. “Poli” também vem do grego “polýs”, traduzindo fica “muitos”.
Em uma tradução simples pode-se dizer que polissíndeto significa muitas uniões. Quando se fala de unir, essas uniões são sinônimas de conjunções.
As conjunções são usadas de forma repetitiva para dar ênfase ao comportamento ou ação. As mais usadas ao aplicar este recurso são:
- E
- Nem
- Não só… mas também
- Não só… como também
- Tanto… como
- Mas
- Contudo
- Todavia
- Porém
- No entanto
- Portanto
- Logo
- Ou
- Nem
Um exemplo em uma frase seria: “Meu pai não quer me levar ao parque, nem ao cinema, nem ao museu, nem ao teatro, nem ao zoológico”.
Exercícios de assíndeto
Para exercitar um pouco o cérebro, tente resolver este exercício classificando as seguintes frases, de acordo com a figura de linguagem presente nela:
- Eu tenho uma lista de coisas para fazer: estudar, trabalhar, visitar meus pais, ir ao ginásio, nunca mais chegarei cedo à casa.
- Quem me dera poder me divertir novamente, e passear, e sair, e viajar, e rir, e amar.
- Não posso sair; está nevando lá fora.
- Não entendo o meu filho: ou chora, ou grita, ou se chateia, ou reclama, parece que nunca está satisfeito.
- Chegou atrasado; não tem problema.
Respostas: 1. Assíndeto, 2. Polissíndeto, 3. Assíndeto, 4. Polissíndeto, 5. Assíndeto.
COMENTÁRIOS