Existe uma série de palavras que são desconhecidas por grande parte das pessoas, isso porque, são pouco usadas no cotidiano. Saiba o significado de misofobia
Você sabe o que é misofobia? Já ouviu falar no assunto? Tire a seguir todas as suas dúvidas sobre o tema e se informe!
Existe uma série de palavras que são desconhecidas por grande parte das pessoas, isso porque, são pouco usadas no cotidiano.
Uma boa dica para tentar compreender o significado das palavras é observar quais outras palavras deram origem a ela.
Uma palavra pouco conhecida a misofobia, você já ouviu falar? Saiba a seguir o que ela significa e tire suas dúvidas sobre o tema!
Imagem: www.freepik.com
O que é misofobia?
A misofobia é uma palavra pouco conhecida, trata-se de uma derivação da palavra grega myso, que significa germes.
Em misofobia é adicionado junto ao prefixo myso é adicionado o sufixo fobia, que significa medo.
Assim sendo, a palavra misofobia significa: medo de germes.
Ocorre que os germes estão presentes em nossa vida e o contato com os mesmos é praticamente inevitável, desta forma, a pessoa que sofre com a misofobia possui um medo irracional, o qual é considerado uma doença.
Além do nome misofobia, tal distúrbio patológico recebe outros nomes como: germofobia, verminofobia, germofobia, bacilofobia e bacteriofobia.
Quem sofre com a misofobia é obcecado por limpeza e cuidados com o saneamento.
Tal termo foi inventado por um médico (William Alexander Hammond) no século XIX e desde então a misofobia vem sendo estudada por diversas pesquisas.
Apesar de a palavra ser pouco conhecida, a misofobia é uma das fobias mais comuns do mundo e geralmente é associado ao Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC).
Quais são os sintomas da misofobia?
Dentre os principais sintomas da misofobia, tem-se:
- O hábito de lavar as mãos excessivamente;
- Medo irracional em relação aos micro-organismos;
- Evitar tarefas que possam ter micro-organismos (em alguns casos extremos, a pessoa se recusa inclusive a fazer tarefas cotidianas, como lavar louças, por exemplo);
- Evitar tocar a mão ou objetos de outras pessoas;
- Recusar banheiros utilizados por outras pessoas;
- Evitar ambientes que abriguem animais domésticos;
- Evitar a todo o custo eventos que envolvem contato com outra pessoa.
Existe tratamento para a misofobia?
Uma das principais dúvidas sobre a misofobia é se existe tratamento para tal distúrbio, a resposta é sim. Os tratamentos recomendados são:
- Terapia: fazer terapia tende a ajudar muito no tratamento da misofobia, isso porque, a doença é associada principalmente a traumas vividos pelo individuo;
- Medicamentos: alguns medicamentos para ansiedade também são utilizados no tratamento da misofobia;
- Terapia de contato: um dos tratamentos mais eficazes, haja vista que consiste na exposição gradual a micro-organismos, até que a pessoa consiga conviver com estes sem medos;
- Terapia cognitiva comportamental: consiste em ajudar a pessoa que sofre com a misofobia a ter pensamentos mais positivos (ressaltando sua importância para a saúde, por exemplo) em relação aos germes, fazendo com que mudem suas atitudes e pensamentos gradativamente.
Por fim, cabe lembrar que os micro-organismos estão presentes em nossas vidas e que muitas vezes são indispensáveis. Porém, isso não exclui a importância dos hábitos de higiene, portanto, lavar as mãos é necessário e se torna um transtorno somente quando feito em excesso.
Uau.... Mais uma palavra pra meu vocabulário!! Grata.
ResponderExcluir