Saiba agora o que significa Tripofobia, saiba se você tem e muito mais. Confira todas as informações sobre tripofobia.
Alguns medos ultrapassam limites inimagináveis. Podem chegar ao extremo por coisas tão simplórias que chegam a ser absurdas. É o que se encontra na Tripofobia.
Chama-se de Tripofobia a condição no qual o indivíduo sente uma grande aversão ou medo a conjuntos de buracos pequenos.
Tudo leva a crer que tal circunstância se desencadeia quando da visão de padrões de orifícios pequenos e agrupados. A situação provoca alguns sintomas como repulsa, medo e ansiedade.
Esse tipo de fobia não está reconhecida atualmente pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria. No entanto, o termo vem sendo usado desde o ano de 2009.
Além disso, o fato de não ainda não ter o reconhecimento, não quer dizer que o medo não exista, uma vez que apresenta reais implicações na vida de muitas pessoas.
Você pode gostar de ler também:
Imagem: www.freepik.com
Tripofobia o que é
O significado de Tripofobia é centralizado em uma aversão, como qualquer outra fobia. Esta, particularmente é um medo excessivo de buracos. Vem sob o manto do transtorno de ansiedade.
Caracteriza-se pelo medo irracional, persistente e bem intenso de buracos, em geral, dos que não são grandes. Para sermos mais específico, o problema está em buracos pequenos vistos sob um ânulo de grupos bem assimétricos.
A Tripofobia é uma reação de nojo ou sentimento desagradável, muitas vezes acompanhada de respostas somáticas. Estas são feitas observando um conjunto de objetos inócuos. Veja alguns dos
exemplos:
- Colmeia de abelhas;
- Determinadas espécies de corais;
- Flor de lótus pré-florescência;
- Bolhas, sejam físicas ou não;
- Doenças da pele, como varíola, miíase, herpes, sarampo também podem causar uma reação física negativa.
Embora para quem não sofre do mal, isso possa parecer até mesmo engraçado, estima-se que a fobia está presente em cerca de 16% das pessoas.
É sabido que a condição provoca reações intensas, embora os estímulos são sempre inofensivos e aparentemente não representam nenhuma ameaça. A intensidade do medo varia de pessoa para pessoa.
Tripofobia sintomas
Entender o significado de Tripofobia é importante, mas saber seus sintomas também é. Tendo como característica o medo de aglomerações de pequenos buracos, a fobia traz consigo uma gama de reações até fisiológicas. Os indivíduos que se agonizam com tal transtorno, sofrem de:
- Taquicardia;
- Sentimentos de desgosto, medo ou desconforto
- Arrepios;
- Coceira na pele;
- Suor excessivo;
- Ataque de pânico;
- Asco;
- Náuseas;
- Desmaios;
- Angustia frente as imagens, tanto digitais quanto reais;
O sintoma maior da Tripofobia, segundo psicólogos, está na agitação e no desconforto do indivíduo. Este se vê diante de determinadas estimulações visuais e acaba surtando.
Existem casos relativamente mais graves, em que se deve redobrar o alerta. Isso porque o pânico pode acontecer, também, enlaçando medos e fugas respondendo ao pavor desordenador da angústia.
É importante ressaltar que sentir incômodo ao ver certas imagens contendo buracos não quer dizer que se possui a fobia. Para isso, é preciso que o indivíduo venha a se sentir incrivelmente desconfortável, chegando a atrapalhar seu cotidiano.
Tripofobia causas
Aquelas pessoas que chegam a experimentar os sintomas da Tripofobia são frequentemente e especialmente estimuladas. O terror é desencadeado por específicas imagens de agrupamentos de buracos pequenos e irregulares, tais como:
- Bolhas de sabão;
- Esponjas;
- Coral;
- Favo de mel;
- Esponja do mar;
- Colmeias;
- Condensação de água;
- Vagens de sementes;
- Romãs;
- Morangos;
- Aglomerados de olhinhos que se encontra nos insetos;
- Bolhas.
Tripofobia significado
O significado de Tripofobia vem da conjunção das palavras gregas “trýpa” (buraco) e “fobia” (medo). É a aversão ou o medo sentido irracionalmente por buracos ou furos que, juntos, formem padrões não regulares.
Sinônimos de Tripofobia
Podemos dizer que alguns termos são sinônimos de Tripofobia, como:
- Medo de aglomerados de buracos;
- Fobia de conjunto de furos;
- Aversão a padrões irregulares de pequenos buracos;
- Dentre outros.
A grande maioria das pessoas desconhece o significado de Tripofobia. Mas é de suma importância a disseminação do entendimento, uma vez que, ao ser diagnosticada, pode ser tratada.
COMENTÁRIOS