Tem dúvidas sobre qual forma está correta: contracheque ou contra cheque. Aprenda com dicas simples o uso do hífen e muito mais. Confira.
Dúvidas sobre como escrever a palavra corretamente? Aprenda regrinhas simples e esqueça a confusão de vez.
É bastante comum ver referências ao holerite em diversos locais, seja na Internet ou fora dela. Ainda mais depois da reforma das leis trabalhistas, o assunto está em pauta até hoje. Mas, nos momentos em que é preciso fazer uma citação é que vem a dúvida: como se escreve? É contracheque ou contra cheque, afinal?
Ainda há quem confunda essas duas expressões com outra: contra-cheque. No entanto, somente uma dessas maneiras de escrever está certa. O hífen confunde, pois é bastante usado dentro da nossa língua. Sem contar que a palavra cai quase no mesmo dilema do “porque” ou “por que”.
Nesse artigo, você descobrirá qual forma está correta: contracheque ou contra cheque. Também poderá aproveitar algumas dicas ótimas para melhorar seu desempenho no Português. Fique conosco até o final e confira!
Imagem: www.freepik.com
Contracheque ou contra cheque: qual a maneira correta de escrever?
A maneira correta da escrita da palavra, entre contracheque ou contra cheque é a primeira. Ou seja, sem o espaço e sem o uso do hífen.
Esse termo é tido como substantivo masculino, podendo ser usado ao indicar o comprovante de recebimento de proventos do empregado. Como sinônimo tem-se as expressões folha de pagamento ou holerite.
Confira a seguir algumas frases que servem de exemplo da aplicação da palavra:
- A empregadora não fez a entrega do contracheque para o empregado no dia certo;
- É preciso discriminar os descontos feitos no contracheque;
- Mês passo o contracheque veio com um adicional noturno;
- É importante guardar bem o contracheque.
Por que contracheque se escreve dessa forma?
Essa é outra dúvida que permeia a mente de algumas pessoas, além da correta grafia de “contracheque ou contra cheque”. Essa palavra é escrita dessa maneira por sua formação ocorrer da derivação prefixal.
Isso quer dizer que certo prefixo foi acrescentado a um termo que já existia dentro da Língua Portuguesa. Mas, quando modificado, alterou todo o seu sentido. No caso em específico, “contra” foi o prefixo adicionado no termo “cheque”.
O uso do hífen
O Acordo Ortográfico mais recente contribuiu para essa confusão que muitos fazem, acrescentando “contra-cheque” na lista de dúvidas. Ele entrou em vigor no ano de 2009, entretanto, foi vigorar somente em 2016.
Basicamente a alteração feita com relação ao hífen na forma como aplica-lo. Ele deve ser usado somente quando a palavra tiver o prefixo que comece e termine com a letra igual. Observe os exemplos abaixo:
- Anti-inflamatório;
- Micro-ondas;
- Ultra-aquecido;
- Contra-ataque.
Dicas simples para não se confundir na hora de escrever determinadas palavras
Bom, você já sabe como escreve contracheque, mas não quer correr o risco de errar em outras palavras? Fique atento às dicas abaixo:
- Evite o uso do “internetês”. Diversas palavras inseridas na linguagem web são usadas de maneira errada;
- Procure usar a Norma Culta sempre. Ela é a mais cobrada nas entrevistas para emprego, concursos, provas, vestibulares, entre outros;
- Evite o corretor automático. Dê preferência aos aplicativos de consulta. Dessa forma será possível uma verificação correta. Além disso, você treinará seu cérebro quanto a associações.
Por último, mas não menos importante, não pare de pesquisar. Além do “contracheque ou contra cheque”, aprofunde mais seu conhecimento sobre a nossa língua. Leia muito e escreva também. Isso será um grande diferencial para você.
COMENTÁRIOS