A divisão silábica apesar de ser um conteúdo do ensino básico gera inúmeras dúvida. Saiba o que é divisão silábica, classificação, exemplos e regras. Confira aqui.
A divisão silábica apesar de ser um conteúdo do ensino básico gera inúmeras dúvidas, tire-as a seguir e aprenda como faze!
A língua portuguesa é um dos conteúdos que mais geram dúvidas nos estudantes, isso acontece com você?
Ocorre que esse idioma é repleto de regras e especificidades, o que o torna belo ao mesmo tempo em que é difícil. Afinal a fonologia da língua portuguesa é uma das mais agradáveis.
A divisão silábica é um conteúdo do ensino básico, porém, nem todos o compreendem de forma integral e isso pode prejudicar o desempenho em provas e concursos públicos.
Quer aprender o que é divisão silábica e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema? Continue lendo a seguir!
Imagem: www.freepik.com
O que é divisão silábica?
Antes mesmo de aprender o que é divisão silábica, se faz importante relembra qual é o conceito de sílaba, o qual: são fonemas que são pronunciados por meio de uma única emissão de som da voz, por exemplo: PI, PO e CA.
Observe que a base fundamental das sílabas na língua portuguesa é as vogais (a, e, i, o, u) e que uma única emissão de voz tem ao menos uma vogal (isso é uma regra, memorize-a).
Dessa forma, a divisão silábica pode ser definida como sendo: a separação dos diferentes fonemas/ sílabas que formam uma palavra.
Agora você deve estar se perguntando qual é a aplicabilidade da divisão silábica no seu cotidiano, como já mencionado esse conteúdo é frequente em concursos públicos e também a divisão silábica deve ser usada quando uma palavra não cabe em uma linha de um documento que está sendo escrito a mão.
Divisão silábica e classificação quanto ao número de sílabas
Após conhecer os principais conceitos sobre o assunto, é possível afirmar que a forma mais fácil de identificar o número de silabas em uma palavra é por meio das vogais presentes nela, por exemplo:
- Cachorro: ca- chor- ro, três vogais/ três fonemas;
- Gato: ga- to, duas vogais/ dois fonemas;
- Chá: chá, uma vogal/ um fonema;
- Maravilha: ma- ra- vi- lha, quatro vogais/ quatro fonemas.
Outro tema importante nesse contexto é em relação à classificação das palavras em função do número de sílabas, a qual segue as seguintes regras:
- Monossílabas: palavras que contêm apenas uma sílaba (exemplo: chá, pé, pó, etc);
- Dissílabas: palavras que contêm duas sílabas (exemplo: café, gato, ira, transpor, etc);
- Trissílabas: palavras que contêm três sílabas (exemplo: cachorro, pipoca, paçoca, cabide, sapato, etc);
- Polissílabas: palavras que contêm quatro ou mais sílabas (exemplo: literatura, amaciante, psicóloga, pneumática, etc).
Exemplos divisão silábica
Confira a seguir diversos exemplos de divisão silábica e aprenda mais:
- Livre (li-vre);
- Moeda (mo- e -da);
- Dia (di- a );
- Cabide (ca- bi- de);
- Aumentar (au- men- tar)
- Pó (pó);
- Sapato (sa- pa- to);
- Computador (com- pu- ta- dor);
- Caderno (ca- der- no);
- Sacola (sa- co- la);
- Carro (car- ro);
- Igual (i- gual);
- Macarrão (ma- car- rão);
- Almofada (al- mo- fa- da);
- Filho (fi- lho);
- Moeda (mo- e- da);
- Português (por- tu-guês).
Como fazer divisão silábica
De forma simplificada, a divisão silábica pode ser feita a partir da identificação de fonemas nas palavras, você pode inclusive, pronuncia-las para facilitar o processo. No entanto, é importante lembrar que existem regras para casos específicos, confira a seguir.
Divisão silábica regras
Como já mencionado, existem regras para divisão silábica, principalmente no que se refere aos encontros vocálico e consonantais.
As principais regras para divisão silábica são:
-
Não pode se separar e permanece na mesma sílaba
- Os ditongos e tritongos: aumento (au- men- to); outras (ou- tras); igual (i-gual); água (á- gua); saguão (sa- guão); qualquer (qual- quer); coisa (coi- sa);
- Os dígrafos ( lh, ch, nh, gu, qu): carinho (ca- ri- nho); chuva (chu-va); guindaste (gui- das- te); quentão (quen- tão); maravilha (ma- ra- vi- lha);
- Os encontros consonantais puros (bl, cl, pl, gl, fl, br, dr, cr, gr, tr, vr, pr): planeta (pla- ne- ta); brasileiro (bra- si- lei- ro); dragão (dra- gão); francesa (fran- ce- sa); livre (li- vre); trevas (tre- vas); grave (gra- ve); pratico (pra- ti- co); blocos (blo- co);
- Os grupos consonantais que ficam no início da palavra (ps, mn, pn, pr, gn e etc): psicologia (psi- co- lo- gia); pneumática (pneu- má- ti- ca); gnóstico (gnos- ti- co); gnoma (gno- mo); prato (pra- to).
Podem ser separados e ficam em diferentes silabas
- Os hiatos: moeda (mo- e- da); saúde (sa- ú- de); dia (di-a); navio (na-vi-o); poesia (po- e- sai);
- Os dígrafos (rr, ss, sc, xc, sc e xs): carro (car- ro); cachorro (ca- chor- ro); nascido (nas- ci- do); exceção (ex- ce- ção); pássaro (pas- sá- ro);
- Os encontros consonantais disjuntivos (dv, lf, rç, ft, gn, sm, etc): advogar (ad- vo- gar); afta (af- ta); alface (al- fa- ce); objetos (ob- je- tos); desmerecer (des- me- re- cer).
Divisão silábica exercícios com gabarito
Agora que você já aprendeu como fazer a divisão silábica, que tal testar seus conhecimentos por meio de exercícios sobre o tema com gabarito? Basta clicar aqui ou aqui e começar.
Gostou! Aproveite e compartilhem.
COMENTÁRIOS