Nesse sentido existe as expressões eu mesma ou eu mesmo, as quais sempre geram dúvidas na construção de frases. Confira aqui.
Você já teve dúvidas em relação ao uso do eu mesma ou do eu mesmo? Tire-as a seguir e aprenda!
A língua portuguesa é repleta de especificidades e regras, as quais muitas vezes geram dúvidas ao longo da trajetória dos brasileiros, principalmente porque o país ainda caminha em passos lentos a excelência.
Tem-se ainda que é comum no idioma a utilização do masculino como neutro, o que é errôneo e talvez seja explicado pelos moldes em que a sociedade fora construída.
Nesse sentido existe as expressões eu mesma ou eu mesmo, as quais sempre geram dúvidas na construção de frases. Quer aprender mais sobre o assunto? Continue lendo a seguir!
Imagem: www.freepik.com
Eu mesma ou eu mesmo: qual é o correto?
O correto é o uso de “eu mesma” para quando a narradora for uma mulher e “eu mesmo” para quando o narrador for um homem. Isso porque, a palavra mesmo é um adjetivo, porém, neste caso possui sentido próprio e deve sofrer flexão de gênero.
O mesmo ocorre nas frases a seguir:
- Ele mesma fez o trabalho (errado) e ele mesmo fez o trabalho (correto);
- Ela mesmo fez o trabalho (errado) e ela mesma fez o trabalho (correto).
Eu mesma ou eu mesmo: qual é a regra?
Neste tipo de fala, a palavra mesmo possui um sentido próprio, atuando também como um pronome demonstrativo e deve sofrer alteração de acordo com o sujeito da ação, sendo essa a regra utilizada.
Observe os exemplos a seguir:
- Eu mesmo (sujeito ele/ masculino);
- Eles mesmos (sujeito eles/ masculino);
- Eu mesma (sujeito ela/ feminino);
- Elas mesmas (sujeito elas/ feminino).
Porque é comum dúvidas sobre o uso do eu mesma e do eu mesmo?
Como já mencionado, nesse sentido existe as expressões eu mesma ou eu mesmo, as quais sempre geram dúvidas na construção de frases. (e em outras também) é muito comum utilizar o masculino como neutro, por questões históricas.
Com a inserção e representatividade da mulher em diversos espaços, o masculino como neutro vem sendo questionado e é justamente por tal motivo que é comum ouvir frases como: “bom dia a todos e a todas!”.
Exemplos
- Eu mesma fiz o relatório (ela);
- Eu mesmo fiz o jantar (ele);
- Observando a bagunça que o escritório estava, eu mesma pedi para que todos se organizassem antes de iniciar a semana (ela);
- Observando a bagunça que a sala de aula estava, eu mesmo pedi para que todos se organizassem antes de iniciar o semestre letivo (ele);
- Eu mesmo pedi o jantar (ele);
- Eu mesma liguei e solicitei o cancelamento do serviço (ela);
- Elas mesmas resolveram o projeto (elas).
Uso do mesmo na língua portuguesa
A palavra mesmo é uma das mais comuns palavras da língua portuguesa, além de que, possui diversos significados (dependendo da frase em que está inserida).
Desta forma, é comum utilizar “mesmo” com função de pronome, substantivo, adjetivo, advérbio e conjunção.
Contudo, vale lembrar que a palavra mesmo não pode substituir um pronome pessoal. Por exemplo: eu falei com o meu chefe a respeito do diagnostico médico e o mesmo disse que está tudo bem (errado); eu falei com o meu chefe a respeito do diagnostico médico e ele disse que está tudo bem (certo).
COMENTÁRIOS