Em nosso idioma há várias formas de se expressar e compreender as coisas do nosso cotidiano. Saiba qual o coletivo e exemplos. Confira aqui.
Em nosso idioma há várias formas de se expressar e compreender as coisas do nosso cotidiano. Então você sabe como é o coletivo de cães e gatos? Veja a seguir!
Nos dias de hoje é fundamental conhecermos as regras da nossa língua oficial. Pois é necessário para diversas áreas de nossa vida, como por exemplo:
- Conseguir um emprego
- Ser aprovado em um concurso público
- Ir bem na escola e faculdade
- Ser promovido
- E até mesmo escrever bem nas redes sociais
Assim, com essas diversas opções que comprovam a necessidade da exata compreensão das regras, trazemos nesse artigo uma dúvida que muitas pessoas não compreendem, os coletivos.
Os substantivos coletivos são denominados pela união de duas ou mais objetos, pessoal, animais, locais. E muito se confunde com o plural das suas próprias nomenclaturas.
Qual coletivo de cães
Hoje, com advento das redes sociais, ficou mais comum encontrar textos dos mais variados autores.
Assim como cresce o espaço para divulgar o que se pensa, também cresce os erros de português, que muitas vezes acabam por virar chacota.
Então é necessário e importante saber regras e no caso desse artigo, os coletivos. Para os queridos e amados pets ou animais de estimação, também há uma nomenclatura específica.
Muito se confunde com o plural da própria palavra, assim achando alguns que o coletivo de cão seria cães ou cachorros e não é. Se denomina para o coletivo dessa espécie a palavra Matilha.
Não há uma origem exata da palavra matilha, mas o seu uso se dá uma compreensão de onde ela pode ter surgido. É utilizada na marinha para descrever um grupo de submarinos e se esse grupo está em ataque, é chamado de alcateia.
O termo alcateia é apenas utilizado para canídeos não domesticados. Assim para cães ou outro tipo de canídeo domesticado, se deve utilizar matilha
Exemplos de coletivo de cães
Veja exemplos que se utiliza o termo matilha
“ Essa matilha de cães é enorme! ”
“ Você possui uma matilha de cães de estimação! ”
“Uma matilha fugiu do canil hoje à tarde! ”
“ Aquela matilha irá concorrer na corrida de amanhã! ”
Qual coletivos de gatos
Outros animais que são favoritos da população são os gatos e também possuem o seu coletivo e por sinal, duas opções. Muito se encontra em materiais didático o termo “cambada” para se referir a um conjunto desses animais.
Porém esse termo acaba sendo utilizado para muitas outras coisas, como por exemplo cambada de pessoas ou cambada de animais. Assim se criou outros termos para se referir ao conjunto dos felinos.
Os termos Gatarrada e Gataria são hoje em dia os mais utilizados para se fazer a referência.
Exemplos de coletivos de gatos
Veja exemplos dos termos referentes a coletivos de gatos, Gatarrada e Gataria:
“Você tem um Gatarrada em casa! ”
“Minha mãe tem uma gataria que não para de miar! ”
“ É um incrível evento de doação, uma grande Gatarrada a espera de um lar! ”
Outros coletivos de animais
Sabemos que não existe apenas o coletivo de cães e gatos, mas uma infinidade, na verdade, qualquer coletivo sempre tem um termo para os caracterizar, veja alguns abaixo:
- Alcateia: para canídeos e felinos selvagens como lobos, leões ou hiena se utiliza esse termo
- Armento, manada ou rebanho: Para vacas, búfalos e animais ruminantes
- Bando: Esse termo é utilizado para todo tipo de ave e também para outros animais como os macacos. Os macacos também podem ser chamados de capela em seu coletivo
- Cáfila: Esse termo é utilizado para camelos e dromedários
- Cardume: É utilizado para peixes e alguns outros animais marinhos
- Colmeia ou enxame: É utilizado para abelhas, vespas. A colmeia é quando estão reunidas em seu lar e o enxame é para quando o coletivo está voando fora do ninho.
- Colônia ou formigueiro: Cupins e formigas. A colônia é o ninho de ambos. Porém o formigueiro é utilizado apenas para as formigas.
COMENTÁRIOS