Qual será a forma correta de escrever: insipiente ou incipiente? Saiba a diferença e alguns exemplos. Confira aqui.
Você sabe quando usar insipiente ou incipiente? Confira as diferenças.
Qual será a forma correta de escrever: insipiente ou incipiente? Será que as duas formas existem na língua portuguesa? E se existem, será que elas têm significados diferentes? Devo pronunciar as duas palavras da mesma forma?
Estas palavras podem ser a fonte de muitas dúvidas dos brasileiros ao escrever textos e redações em geral.
Foi pensando em responder estas perguntas e te ajudar a entender melhor quando usar cada uma delas que preparamos este artigo. Fique com a gente até o final e não erre nunca mais.
Imagem: www.freepik.com
Insipiente ou incipiente
Antes de mais nada é importante afirmar que as duas palavras (insipiente e incipiente) existem na língua portuguesa. Apesar da grafia parecida as duas palavras diferem em significado e, portanto, devem ser utilizadas em diferentes situações.
A palavra insipiente é derivada do latim insipĭens, -ntis. Quando escrita com “s” tem o seguinte significado: pessoa com pouca sabedoria, aquele que não sabe, tolo, simples, ignorante, sem prudência, insensato.
Já a palavra incipiente, escrita com “c”, significa princípio, início, começo, iniciante, principiante. A sua origem também vem do latim, da palavra incipiens, -ntis.
Seja insipiente ou incipiente é importante ressaltar que as suas são adjetivos, ou seja, devem ser utilizadas para conferir características a situações, pessoas e coisas.
Além disso, as duas palavras não apresentam formas diferentes quando se referem a substantivos femininos ou masculinos. Portanto, devem ser escritas exatamente da mesma forma.
Diferença entre insipiente e incipiente
Insipiente e incipiente são um caso típico das chamadas de palavras homófonas. Isso significa que estas palavras possuem grafia diferente com significados também diferentes, mas ambas possuem a mesma pronúncia.
As palavras homófonas são fonte de muitas dúvidas na língua portuguesa, outros exemplos são: caçar / cassar, conserto / concerto, sem / cem, sela / cela, sinto / cinto, houve / ouve, mau / mal, noz / nós, voz / vós, vaso / vazo, cesto / sexto.
Uma excelente dica para ajudar a memorizar o significado de cada uma das formas é associando as principais diferenças entre elas, ou seja, grafia e significado. Veja a explicação detalhada abaixo:
- inSipiente, com S – Sem saber
- inCipiente, com C – iníCio
É uma ótima dica para quem está estudando para as tão concorridas e temidas provas de vestibular e de concursos públicos, certo?
Frases com insipiente e incipiente
Para te ajudar a entender de uma vez por todas quando usar insipiente ou incipiente e a memorizar o significado de cada uma delas, preparamos algumas frases de exemplos do uso de casa uma delas.
Alguns exemplos com insipiente:
Por ser insipiente, a motorista teve a habilitação cassada.
Pedro foi insipiente ao defender o seu projeto.
Sem estudos, a pessoa se torna insipiente.
Confira alguns exemplos para incipiente:
Mesmo senso incipiente no aprendizado, ela toca violão bem.
O seu câncer ainda é incipiente.
É preciso medir o efeito desta indústria incipiente na cidade mais próxima.
COMENTÁRIOS