Existe uma eterna dúvida entre usar o Tu ou Você e em qual situação usar cada um. Saiba como usar. Confira aqui.
Existe uma eterna dúvida entre usar o Tu ou Você e em qual situação usar cada um. Embora saibamos que as duas formas estão corretas, quando devemos usar um ou outro?
Como saber quando usar Tu ou você é uma dúvida que assombra as novas gerações. Antigamente, por conta da formalidade na comunicação o mais usado era Tu e hoje na linguagem moderna usamos mais Você.
O Tu é o pronome da segunda pessoa do singular e tem se tornado cada vez menos usado no português moderno. Embora o Você também seja considerado segunda pessoa do singular, sua aplicação não é igual.
As duas formas ainda são corretas e totalmente aceitas gramaticalmente falando, desde que esteja concordando com a conjugação do verbo. Porém o Tu aparece mais em situações que exigem mais formalidade.
Imagem: www.freepik.com
Tu ou Você, qual o correto?
Dependendo da conjugação verbal, as duas formas podem estar corretas. Pois as duas são segunda pessoa do singular. Porém o você concorda com a terceira pessoa do singular.
Ou seja, a conjugação verbal que concorda com você é a mesma que concorda com ele/ela. Por exemplo: Tu vais – o verbo ir conjugado na segunda pessoa do singular. Você vai – o verbo ir conjugado na terceira pessoa do singular.
Para saber se o correto é Tu ou Você é preciso considerar a conjugação do verbo que irá acompanhar. O que não é admitido gramaticalmente é a discordância verbal.
Também é conveniente observar o nível de formalidade da conversa ou do texto na hora de definir o pronome de tratamento. Assim é mais fácil decidir qual deles se enquadra melhor à situação.
Qual é mais formal tu ou você?
Não é difícil perceber entre Tu ou você, qual é o mais formal, principalmente pela conjugação verbal que acompanha. O verbo conjugado na segunda pessoa que concordará com o Tu, é mais formal.
O Você, concordando com o verbo conjugado na terceira pessoa deixa o texto ou a conversa com o ar bem menos formal. Por exemplo: Tu me ajudaste – soa com muita formalidade. Enquanto: Você me ajudou – soa bem informal.
O Tu, era muito utilizado no Português antigo, onde os tratamentos eram muito mais formais. Com a proximidade das relações, muitas formalidades foram deixando de ser usadas. E o tu tem sido bem menos usado.
Então, podemos dizer que o Tu, é bem mais formal, e deve ser utilizado em ocasiões onde a formalidade se faça necessária. No dia a dia, o mais usado em nossas relações pessoais é o você.
Por que usam o pronome tu no lugar de você?
O Tu, conforme falamos, geralmente é usado em situações mais formais, que exigem um tratamento mais respeitoso. É usado nos casos que usar o você não combina com o tom do texto ou da conversa.
Normalmente é usado em discursos, requerimentos, documentos jurídicos, solicitações formais. Porém também encontramos em poesias, versos e escritos onde o autor que passar um linguagem poética.
Em alguns casos, o tu é usado também por questões culturais e regionais. Como no Sul do Brasil, por exemplo, onde é usado o Tu em quase todas as situações no lugar de você.
Como usar o pronome tu
Para ter certeza de que a utilização correta na frase é o Tu e não o você, é preciso observar a conjugação do verbo que acompanhará. Sempre que o verbo estiver conjugado na segunda pessoa do singular, deve ser usado Tu.
O pronome você, embora também seja segunda pessoa do singular, concorda com verbos conjugados na terceira pessoa. O você, usa a mesma a concordância de ele / ela.
O Tu, deve ser usado sempre que o locutor tiver intenção de tornar o texto ou diálogo mais formal. Enfim, sempre que a situação exigir um tratamento mais respeitoso ou sem intimidade, deve ser usado o Tu.
Tu ou você uma questão de identidade cultural
A utilização de Tu ou você também está muito ligada à identidade cultural em alguns lugares do Brasil. De acordo com referências de colonização, migração e outras questões históricas que podem influenciar.
No Sul do nosso país o Tu é usado como principal pronome pessoal e o você quase nunca aparece nas conversas informais. Na cultura gaúcha, o tu se enquadra em tratamentos informais no lugar do você.
No Rio Grande do Sul já se percebe nas novas gerações, o uso mais escasso do pronome Tu. Vários pais gaúchos vem relatando que até se assustam ou estranham quando ouvem os filhos falando você.
O uso do pronome tu no Brasil
Na gramática tradicional, o Tu era bem mais usado, as frases eram mais formais, faladas e escritas de uma forma pouco usual atualmente. Nos dias de hoje, a concordância verbal que acompanha o Tu, se tornou formal demais.
Os especialistas em linguística consideram normal a transição que faz parte da modernização e evolução da língua portuguesa. O que ainda incomoda estudiosos são os erros de concordância que ocorrem em meio a essa dúvida.
Muitas vezes na dúvida entre usar o Tu ou você, o locutor acaba confundindo e usando o verbo na concordância errada. Esse erro é considerado um vício de linguagem e é preciso estar atento para não cometê-lo.
Tu é mais formal, como assim? Isso não procede, é justamente o oposto. Se a pessoa vai atender um cliente, por exemplo, e não quer parecer formal demais, usa o você, mas neste caso é totalmente informal usar o tu. Aqui no Nordeste, o tu são para situações informais ou íntimas (amigos e familiares) e você para com colegas de trabalho, atendimento, etc. O mesmo também se verifica em Portugal, entretanto em Portugal o você é muito mais formal.
ResponderExcluirNo Nordeste usamos muito o tu, mas no tempo verbal errado, por exemplo: tu disse, ao invés de tu disseste; tu falou, ao invés de tu falaste. Entendeu? O tu é mais formal que o você sim.
ExcluirBem olhando os lusíadas e sonetos do camões , a biblia ARA do almeida etc eles usam tu e vós, ja esse tal pronome de tratamento advem da fala da classe popular introduzida no realismo com machado de assis para mostrar o contraste entre a minoria escolarizada que ele usa o vós na fala da maioria que nao havia acesso à escola onde o machado usa a terceira pessoa derivada do vossa mercê justamente por ser realista usava os dois estilos para diferenciar as duas camadas da sociedade à epoca....
Excluirtu não formal, não, vc que é!! gente burra
ResponderExcluir"O Tu é o pronome da segunda pessoa do singular e tem se tornado cada vez menos usado no português moderno."
ResponderExcluirQue texto bosta! O TU ainda é usado no Nordeste, Norte e Sul do Brasil, em Portugal e em Africa. Não é só o sudeste que fala português!
Se o vendedor trata o cliente por tú , é falta de educação e respeito ,me tirem a dúvida aí por favor , agradeço.
ResponderExcluirCorreto dizer "Tu estás aonde "?
ResponderExcluirOlá, pessoal venho escrever aqui para o pessoal que está dizendo que o texto foi desinformativo quando disse que o "tu" é mais formal que o "você". Eu vou explicar o que eles disseram.
ResponderExcluirO "tu" era um pronome muito usado no passado do Brasil, tanto nas poesias quanto até na fala, muitos livros eram escritos com ele, por exemplo a bíblia sagrada do Cristianismo.
Com o passar do tempo que o pronome "você" foi se aperfeiçoando e ficando cada vez mais comum como hoje está. Chegando até substituir o "tu" para "você", e se antes o "tu" era mais formal e mais comum, atualmente o "você" substituiu e ficou mais informal por ser mais comum.
Outra coisa é sobre a conjugação errônea que geralmente cometemos, sobretudo os falantes que usam o "tu" como pronome principal da segunda pessoa do singular, é quando conjugamos "tu" igual como "você", exemplo: "tu disse" e "tu diz". A conjugação das frases remete a simples troca de "você" por "tu". Sendo o correto usar "tu disseste" e "tu dizes", deixando o pronome "tu" mais informal por estar sendo usado de forma errada dentro da conjugação da língua portuguesa.
O uso da segunda pessoa tu/vós ao invés dos chamados pronomes de tratamento, além de indicar formalidade/respeito também indica erudição e espiritualidade posto que a palavra tu ja existia no latim que é lingua bastante antiga e formal, geralmente a segunda pessoa também é bastante usada em textos sagrados e quando se refere à divindades especialmente no cristianismo, bem como evidencia o distanciamento da sociedade e ligação com o Divino através do isolamento e leitura dos textos sagrados e dos clássicos literatos do passado como o Camões e Manoel Odorico Mendes. Assim o tu é bastante formal, tratar o próximo com o uso do tu indica respeito por ele. Assim caso vós desejais ver um sitio web, livros e videos em que se usa a segunda pessoa, podeis seguir-me o blog em https://innerdivineconexion.blogspot.com
ResponderExcluirEscrevo livros de fantasia, espiritualidade e gramática também escrevo livros em espanhol (com o uso do tú e vosotros) frances ( com o uso do tu e vous) e italiano (com emprego do tu e voi) e em alguns livros em ingles emprego o thou, thee e em outros o you. Haja vista que o coloquial seria o ya.
Ameiiiii o texto, muito didático e certamente rico de informações obrigada
ExcluirMe mudei recentemente para o NE e percebi o uso do TU com a conjugação "errada". Esse foi o motivo da minha pesquisa.
ResponderExcluir