Saiba o que é plágio, detectores de plágio grátis, o que é plágio acadêmico e como evitá-lo, plágio e direito autoral. Confira aqui. e surpreenda-se.
Plágio é o ato de tomar para si a autoria do texto ou de algo escrito que não é sua. O plágio é considerado malvisto e ocasiona crime de violação de direitos autorais, segundo o código penal brasileiro.
Contudo, como auxílio para evitar esta conduta, existem vários detectores de plágio. São softwares designados para rastrear a cópia online em diversas fontes, detectando o crime, como listaremos a seguir.
Imagem: www.freepik.com
O que é plágio
Plágio assinar uma obra que não é sua. As pessoas reconhecem como plágio apenas textos e recursos escritos. Contudo, para ocorrer o plágio basta alguém tomar algo feito por outrem de forma intelectual.
Em outras palavras, considera-se plágio:
- Citação do trabalho de outrem sem citar a referida fonte
- Copiar parcialmente o trabalho de alguém, mudando apenas alguns detalhes, fingindo-o de seu
- Usar ideias de terceiros sem a devida referência ou permissão
- Copiar e colar algo da internet sem citar a respectiva fonte
Existem então vários tipos e formas de plágio. A universidade é um exemplo, onde autores não são citados por quem os copia, o que se enquadra como crime.
Vale salientar que mesmo com a anuência do autor, se o mesmo não for citado na obra, também é plágio. O que consequentemente configura como crime de violação ao direito autoral.
Contudo, o ato de plágio pode acontecer de 3 formas:
- Integral: Com a cópia literal do trabalho do autor, sem reconhecimento nenhum de sua obra
- Parcial: Aqui, existe o uso de fontes ou citações sem nenhuma alusão ao referido dono da obra intelectual
- Conceitual: Uso da essência da ideia do trabalho original do autor, sem reconhecer sua devida autoria
Detectores de plágio grátis
Imagine que depois de todo esforço para criar algo, vem alguém e lhe usurpa todo o esforço ali colocado. Trabalho intelectual roubado é mais difícil de comprovar o ato, exceto quando devidamente registrado.
Para isso, existem formas de prevenção contra os usurpadores de ideias: os detectores de plágio. São softwares com a função de procurar trabalhos copiados de originais.
Na busca por encontrar trabalhos originais, são utilizados os detectores de plágio. Existem vários modelos gratuitos, observe os mais usados:
- Plagius: Identifica transcrições de textos originais em cópias, ocupa pouco espaço no hd do computador e tem interface em português
- Farejador de plágio: procura informações copiadas através da síntese de vários sites, fazendo uma análise objetiva
- Plagium: Possui suporte para português e uma interface dinâmica, analisando em uma linha do tempo os trabalhos já executados
- pt: Dentro de um ambiente reservado, oferece um comparativo entre seu trabalho e os demais, de forma eficaz e segura
- Plagiarisma: Oferece plataforma em português, analisando trechos do seu trabalho com os demais já publicados
São estas as formas mais comuns de detectar plágio nos trabalhos intelectuais de forma gratuita. Ainda é verdade eu muitos tentam burlar o software, mas a probabilidade de acontecer é mínima.
Detectores de plágio TCC
Na vida acadêmica é muito comum encontrar trabalho repetido, como figurinha de álbum. Contudo, existem ferramentas com suporte apenas para encontrar plágio em monografias, TCCs, dissertações e outros gêneros.
Os detectores de plágio TCC dão auxílio tanto a quem corrige os trabalhos quanto quem os escreve. Em alguns casos, a cópia é tão verossímil que pode levar a exclusão do mesmo pela banca julgadora.
Contudo, identificar o que é ou não original em TCCs está mais usual, devido aos detectores de plágio e softwares. Existem versões pagas, de teste e gratuitas, todas para ajudar a desmascarar o trabalho impostor, leia as mais relevantes:
- Google: A primeira a ser usada, basta escrever o texto na pesquisa e clicar para verificar a resposta
- Plagiarism Detect: Aqui o arquivo passa por upload, sendo verificados possíveis plágios
- Ephorus: Similar ao mecanismo do Google, porém pago
- Copyspider: Programa gratuito
O que é plágio acadêmico e como evitá-lo
Plágio acadêmico é quando o suposto autor copia ou retira pedaços de textos transcrevendo no próprio trabalho, sem citar referência. Essa atitude além de demonstrar má-fé, resulta em crime de violação ao direito autoral.
Em geral, o plágio é feito através da montagem de textos originais com ideias já consagradas de outros autores. Enfim, tudo que for copiado sem a devida citação, é considerado crime de plágio.
Vale salientar que não são apenas textos que se configuram nesta questão. Tabelas, fotos, gráficos e produtos afins também estão protegidos contra supostos plagiadores.
Para evitar o crime, além de usar detectores de plágio nos trabalhos, é necessário seguir o seguinte processo:
- Procurar sempre a ajuda de orientadores experientes
- Sempre se manter atualizado no seu assunto de referência
- Utilizar sempre as regras e normas da ABNT
Plágio e direito autoral
Direito autoral é tudo aquilo que a lei protege para o criador de uma obra intelectual, independentemente da sua classificação. Ele está contido na Constituição Federal, que diz ser garantido o direito a inviolabilidade da criação autoral.
Contrário a isso, plágio é tudo que não possui essência própria, sendo um espelho da ideia de outrem já alcançada. Quem comete o crime de plágio está sujeito a pena imposta na lei.
Para garantir que uma obra é de sua autoria, se faz necessário registrá-la na Biblioteca nacional. Observe os passos:
- Cada registro tem um valor único para ser cobrado por cada obra
- Junto ao pagamento, é anexado o original do pedido de registro
Plágio é crime? Se acontecer o que fazer
Sim, plágio é crime e tipificado na lei. Então, o suposto autor assume para si os méritos do trabalho, prejudicando a imagem física e intelectual do verdadeiro dono.
Caso aconteça essa situação, é de bom alvitre seguir os referidos passos:
- Tentar uma solução pacífica, através de uma notificação extrajudicial ao acusado de plágio
- Ingressar com uma ação indenizatória por perdas e danos morais e materiais contra o acusado
- Exigir a devida correção da autoria em seu nome contra o acusado
Evidentemente eu tudo deverá ser comprovado juridicamente a sua autoria, bem como o plágio sofrido. Então registrar a sua obra, embora tenha custos, ainda é a melhor saída contra usurpadores de ideias.
COMENTÁRIOS