Algumas palavras da língua portuguesa podem nos pregar algumas pegadinhas quanto a sua escrita, não é mesmo? Aprenda de uma vez por todas neste artigo como usar as palavras enfim e em fim.
Algumas palavras da língua portuguesa podem nos pregar algumas pegadinhas quanto a sua escrita, não é mesmo? Aprenda de uma vez por todas neste artigo como usar as palavras enfim e em fim.
O português é uma língua que possui uma gramática bem mais apurada que muitas outras línguas que existem espalhadas pelo mundo. Algumas palavras realmente nos confundem tanto em sua grafia como em seu significado e aplicações em frases.
Muitos vestibulandos e concurseiros, procuram aprender quando e como usar palavras que geralmente confundem a massa, e nesse caso pode ser um ponto definitivo para a conquista de uma tão sonhada vaga.
As palavras em fim e enfim se encontram na lista de palavras que confundem na hora de usá-las. Trouxemos aqui um guia muito fácil e prático de como utilizá-las da melhor maneira possível, seja na fala como na escrita.
Enfim e Em fim: Diferença e significado
Para aprender de forma eficaz é necessário que se entenda tanto o que cada palavra significa quanto a diferença entre as duas em seu sentido literal.
Enfim
A palavra enfim, escrito junto com o n depois do e trata-se de um sinônimo de palavras como afinal, finalmente, por fim, entre outras.
Também pode ser considerada como um advérbio de tempo e geralmente é utilizada quando se deseja passar o sentido de que algo está terminado, concluído, substituindo expressões como: em suma, em síntese, entre outros.
Em fim
As palavras em fim, com sua escrita separada, são usadas quando se deseja finalizar uma ideia dentro de um contexto, pois será passado a mensagem que algo está sendo finalizado ou já foi encerrado.
A preposição em, juntamente com o substantivo fim formam essa expressão que é uma locução adverbial de tempo, ou seja, dentro de uma oração ela terá o papel de um advérbio.
- Saiba também sobre: Viagem ou viajem
Enfim e Em fim: exemplos e dicas
Algo que funciona muito bem para ajudar aqueles que desejam melhorar a sua grafia é aprender com alguns exemplos de aplicações em frases, pois assim, além de se fixar a forma com que é escrita, se aprende mais facilmente o sentido de cada expressão.
Outra dica de ouro para quem ainda sente dificuldade em distinguir cada uma dessas expressões é tentar substituir em sua oração por finalmente ou no final, ao fazer isso você consegue entender em que contexto a sua frase está inserida e assim será muito mais fácil de distinguir qual forma utilizar.
Exemplos com enfim
- Enfim, o dia do noivado tão almejado chegou.
- Enfim poderei viajar para a praia nesse feriado.
- Após a apresentação da monografia, enfim poderemos nos formar.
- Enfim sós. – Disse o marido para a sua nova esposa.
- Enfim, você vai ou não vai ao casamento da sua melhor amiga?
- Após tantos apertos financeiros, enfim poderemos viajar para os Estados Unidos.
Exemplos com em fim
- Juliana está exausta pois está em fim de curso.
- Renato estagiou por dois anos no banco e encontra-se em fim de contrato.
- Ela estava em fim de vida quando notou que ainda não tinha se apaixonado.
- Em fim de semana o que mais se deseja é um chopp gelado e um amor.
- Lorena está em fim de carreira, deseja arduamente se aposentar.
- Em fim de mês todos esperam encontrar um trocado perdido no bolso.
En fim existe?
Algumas pessoas ainda se questionam sobre a existência da expressão en fim, escrita separada e com n no fim da primeira palavra. Na língua portuguesa essa expressão não é reconhecida, apesar de ser ainda difundida essa grafia ela não está de acordo com a norma culta.
COMENTÁRIOS