Saiba o que são resumo e resenha, qual a diferença, Características e Finalidades do resumo e resenha. Confira aqui,
Resumo e resenha, dois gêneros textuais importantes para todos que pretendem compreender melhor a língua portuguesa. Venha aprender mais aqui!
Na língua portuguesa existem variados gêneros textuais com formatação e finalidades diferenciadas para atingir seus leitores. Entre eles estão o resumo e resenha.
O conhecimento sobre estes gêneros é importante não só para leitores habituais, mas também para quem os produz. Então, para escrever textos de qualidade os escritores necessitam saber diferenciar um resumo de uma resenha.
Aqui o leitor, escritor ou estudante do português, poderá encontrar mais informações ou acabar com suas dúvidas sobre os dois gêneros. Afinal, eles podem ser cobrados em alguma etapa de suas vidas.
Imagem: www.freepik.com.
Resumo e Resenha: O que são
O resumo e resenha são gêneros textuais muito utilizados na leitura e produção em geral da língua portuguesa. Para elaborar e compreender esses estilos são necessárias leitura e releitura aprofundada, além de saber reconhecê-los.
Sendo assim, o resumo é a apresentação sintetizada das ideias principais de um texto ou obra original. Ele expõe, pura e simplesmente, de que trata o texto lido, sem acréscimos ou análises.
Segundo Eva Maria Lakatos, autora de livros de metodologia científica, o resumo “consiste na capacidade de condensação de um texto, parágrafo, frase, reduzindo-o a seus elementos de maior importância. ”
Segundo Eva Maria Lakatos, autora de livros de metodologia científica, o resumo “consiste na capacidade de condensação de um texto, parágrafo, frase, reduzindo-o a seus elementos de maior importância. ”
A resenha, no entanto, é a apreciação crítica de uma obra, texto, filme ou música. Ela precisa expor um resumo descritivo, ao mesmo tempo em que analisa com argumentações do resenhador. Então, a resenha utiliza o resumo breve como base para mostrar opiniões pessoais de quem escreve.
- Como escrever um artigo acadêmico
- Saiba também sobre para eu fazer ou para mim fazer
Características e Finalidades do resumo e resenha
Todas as produções textuais possuem um objetivo a ser alcançado, bem como características que as definem e diferenciam. Assim acontece com os tipos de texto resumo e resenha.Resumo
O resumo possui as seguintes características:
- As informações são apresentadas de forma impessoal e objetiva
- Precisa ser organizado cronologicamente de acordo com a formatação do texto original
- Pode aparecer em forma simples ou expandida: A primeira com 300 a 500 palavras e a segunda com 4 a 5 páginas
- Também pode ser produzido no meio científico, seguindo as seguintes tipologias: Indicativo/Descritivo, Informativo/Analítico ou crítico
A finalidade principal do resumo dependerá do meio a que se destina. No caso da produção científica seu objetivo é propagar informações ou relatos necessários às pesquisas.
Resenha
As características da resenha são:
- Não possui limitação para o que pode ser resenhado
- Apresenta resumo descritivo em sua composição
- As ideias podem ser apresentadas de forma mais impessoal
- Pode ter comparativos com outras obras
- Faz uso de adjetivos para valorizar ou expressar opinião
- Pode recomendar ou não o consumo da obra, filme, música e outros
- Pode existir a resenha científica ou opinativa/crítica, muito utilizada no meio jornalístico.
O objetivo mais importante da resenha é apresentar ao leitor o valor de determinada obra, texto ou canção para o resenhador. Também, às vezes, ela pode assumir papel no marketing, visando influenciar consumidores.
Saiba também sobre a diferença entre lato sensu e stricto sensu
Saiba também sobre a diferença entre lato sensu e stricto sensu
Qual a diferença entre Resumo e Resenha
Diante da caracterização de cada uma, o resumo e resenha, podem ser assim diferenciados:
- O resumo é uma síntese, já a resenha é uma síntese que analisa e critica algo
- Em sua estrutura o resumo deve ter uma ordem de ideias de acordo com a obra original, já a resenha deve apresentar: introdução, desenvolvimento e conclusão opinativa
- O resumo é claro, objetivo e para ter lógica precisa apresentar informações sequenciais de acordo com o texto original. A resenha não possui essa rigidez
- O resumo não acrescenta, ele apenas condensa informações. Já a resenha pode acrescentar novos valores através das análises feitas em sua construção.
Portanto, a partir dessas informações, o resumo e resenha podem ser entendidos como produções textuais diferentes. Porém, conseguem, em certo momento, serem utilizadas em complementação.
Lembrando que, para a resenha existir de forma correta, ela deve possuir em sua estrutura um resumo do que foi lido ou assistido.
Pertinente elucidação...grato!
ResponderExcluirPertinente elucidação...grato!
ResponderExcluir