Você tem duvidas sobre sabe como aplicar as normas da ABNT? Saiba como fazer artigo científico nas normas ABNT, exemplo e modelo de artigo científico.
Você vai fazer um artigo científico, mas não sabe como aplicar as normas da ABNT? Continue lendo este artigo e aprenda como fazer uso das normas da ABNT. Além disso você também aprenderá como pesquisar artigos científicos e como publicá-los.
Um artigo científico é o mesmo que um trabalho científico ou acadêmico, onde são discutidos ideias, técnicas, métodos e resultados de uma pesquisa feita utilizando um método científico, com a finalidade de mostrar conceitos obtidos nessas pesquisas para um grupo específico de pesquisadores.
É daí que vem o nome artigo científico, pois passará por exames de outros cientistas que irão verificar os dados e os métodos, para assim terem um resultado dentro da proposta do artigo.
Logo: worldvectorlogo.com
Como fazer artigo científico nas normas ABNT
Um artigo científico que usa as normas da ABNT também segue as divisões estruturais que os demais documentos acadêmicos. As regras da ABNT são regras pré-textuais, textuais e pós-textuais. Veremos a seguir a sua estrutura com essas normas.
Estrutura de um artigo científico
1. Elementos pré-textuais:
São elementos que antecedem a parte do desenvolvimento do artigo. Apresentam informações de identificação do artigo como:
- Título e Subtítulo (sendo opcional).
- Nome do autor ou dos autores.
- Resumo na língua do texto.
- Palavras-chave na língua do texto.
2. Elementos textuais do artigo:
No artigo científico, são elementos que precisam ser formatados seguindo as normas da ABNT NBR 6024 (relacionado a numeração sucessiva de seções, subseções e dos capítulos do documento) e NBR10520 (se trata da apresentação de citações do documento).
- Introdução
É um dos pontos de destaque no artigo científico, pois é onde começa a despertar o interesse do leitor. Na introdução deve conter apresentação do contexto que será discutido, proposta do trabalho, apresentar os problemas e suas soluções.
- Desenvolvimento
Essa é a parte essencial do artigo científico, é aqui onde o assunto central é abordado. No desenvolvimento deve conter seções e subseções que irão depender do tema tratado e método utilizado.
- Conclusão
Essa parte do artigo científico é onde estão as conclusões e achados que foram tratados durante a execução do artigo.
3. Os elementos pós-textuais
Estão presentes na ABNT NBR 6022. Lembrando que esses elementos presentes em um artigo científico podem ter variações de acordo com congresso ou período. Veremos a seguir um por um.
Título e subtítulo em uma língua estrangeira: nesse caso, seguem as mesmas regras do que está na primeira página (elementos pré-textuais) do artigo científico, sendo escrito na língua estrangeira escolhida.
- Resumo em língua estrangeira:
Também possuem as regras que estão inseridas na primeira página. Sendo na língua estrangeira escolhida.
- Palavras-chaves em língua estrangeira:
Irão seguir as mesmas regras para palavras-chaves localizadas na parte pré-textual. Lembrando que deve conter keywords em língua estrangeira.
- Nota(s) explicativa(s):
A numeração dessas notas explicativas deve ser feita no modo de algarismos arábicos, devendo ser única e sucessiva para cada artigo. Esse tipo de numeração não pode iniciar em cada página.
- Referências:
Este é um elemento de caráter obrigatório e que deve seguir as regras fixadas pela NBR 6023. Devem ser listadas em ordem alfabética obedecendo o modelo autor data. Deve-se iniciar usando o sobrenome do autor da obra. Se for citada no decorrer do texto, utiliza-se o modelo: sobrenome, nome do autor e o ano da publicação.
- Margens:
Sobre as margens, as normas da ABNT estabelecem que deve ser 3 cm de margem esquerda e superior, para a direita e inferior deve ser 2 cm para a frente da folha. Quando se tratar de impressão no modelo frente e verso, as margens devem possuir as medidas invertidas em sua folha de verso, ficando assim espalhadas.
- Espaçamentos:
Sobre o espaçamento, ele deve ser de 1.5 para as linhas, porém quando se tratar de notas de rodapé, referências, citações de três linhas para cima, legendas das ilustrações, deverá possuir o espaçamento simples entre as linhas.
Para os títulos das seções primárias deve conter espaçamento de 1,5, sendo usado também nos primeiros parágrafos com uma linha em branco. O mesmo se aplica para os títulos das subseções de próximo parágrafo e parágrafo anterior.
Vale ressaltar que a ABNT não possui regras para definir a unidade de medida a ser usada nesse espaçamento.
Vale ressaltar que a ABNT não possui regras para definir a unidade de medida a ser usada nesse espaçamento.
- Notas e rodapé:
Devem estar separadas do texto por um espaço de 3 cm, partindo da margem esquerda, seguindo os modelos de margens que foi indicado.
- Fórmulas e equações:
Devem constar no texto, se necessário, podem ser numeradas no modelo de algarismo arábicos entre parênteses, ficando alinhados à direita.
- Ilustrações:
Deve estar no canto superior, sendo precedida de um travessão, numeração e de uma palavra designando a ilustração. A ilustração pode ser em desenhos, gráficos, mapas, quadros, plantas etc.
- Tabela:
Sobre as tabelas, a ABNT repassa a responsabilidade para as normas do IBGE.
- Citações:
Devem ser inseridos de forma íntegra. Também serve para citação de uma citação. Quando a citação tiver mais de três linhas, deve-se usar um novo parágrafo tendo o seu recuo de 4 cm partindo da margem esquerda do texto. E sua fonte deve ser menor que a fonte usada como principal e sem o uso das aspas.
Saiba também sobre: Detectores de plágio: como evitar em seu TCC
Como publicar um artigo científico
Após o término do seu artigo científico, você tem as seguintes possibilidades de publicação:
- Congresso de pesquisa: Nesse modo, você será incluído em um grupo de trabalho onde os artigos científicos são avaliados.
- Periódico da área: No periódico acadêmico você enviará o artigo e ficará aguardando a avaliação.
Nos dois modelos, os artigos podem demorar a serem publicados, pois passarão por análise técnica, então não precisa assustado caso demore um pouco.
Como pesquisar artigo científico
Para encontrar artigos científicos você pode ir em bibliotecas ou buscar na internet, a seguir deixaremos uma lista com nomes de sites específicos para busca de artigos científicos.
Sites de artigos científicos
Você pode encontrar diversos sites sobre artigos científicos. Iremos deixar os nomes de alguns sites de referência a seguir.
• Scielo
• Scopus
• BDTD
• Periódicos capes
• Science.gov
• Sibi
• World wide science
• Science direct
• Google acadêmico
Quantas páginas tem um artigo cientifico ABNT 2018
Uma das dúvidas de quem vai fazer um artigo científico é a quantidade de páginas permitidas. Normalmente um artigo científico deve conter de 15 a 20 páginas.
Scielo artigos
A Scielo ou (Scientific Electronic Library Online), é uma plataforma que além de conter diversos artigos científicos e demais publicações acadêmicas, também faz publicações na internet de revistas brasileiras especializadas.
É de fácil manuseio, sendo possível encontrar artigos de países como Portugal, Venezuela, Costa Rica, Cuba, Espanha, Colômbia, África do Sul, Argentina, Bolívia, Paraguai, entre outros.
Tem como seu principal objetivo desenvolver um modelo de metodologia padrão com foco na preparação, avaliação da produção, armazenamento, divulgação e da produção científica tendo como foco o formato eletrônico.
A Scielo possui atualização frequente e atualmente consta em sua plataforma cerca de 600 mil artigos científicos e milhares de periódicos.
Exemplo de artigo científico
Você já deve estar na expectativa de saber como é o resultado final de um artigo científico e caso deseje ver um modelo de artigo científico acabado, iremos colocar um link de um artigo científico pronto.
Dessa maneira você poderá ter uma noção de como deve ficar um artigo científico. Observe todos os detalhes, pois quando for fazer o seu, ele deve seguir as regras similares que estão neste que estamos deixando disponível para verificação.
COMENTÁRIOS