Obrigado ou obrigada, qual usar, outras formas de usar obrigado ou obrigada. Confira aqui. Tire suas dúvidas.
Quer saber a forma correta de usar obrigado ou obrigada? Veja esse post e esclareça suas dúvidas.
A norma culta dentro da língua portuguesa agrega diversas expressões, as quais precisam ser usadas de acordo. A forma correta de usar obrigado ou obrigada também se encaixa nesse contexto.
Sendo assim, há muitas dúvidas acerca da expressão correta a ser usada e em qual contexto ela se encaixa. Quer saber quando utilizá-la? Leia abaixo.
Imagem: www.freepik.com
Qual a sua classe gramatical?
O obrigado ou obrigada são adjetivos muito usados em contexto de agradecimento. Quando algum indivíduo lhe faz um favor ou até por educação, em algum estabelecimento.
Através das regras de concordância nominal foram criadas normas, as quais tais adjetivos citados anteriormente devem seguir. A concordância funciona através da harmonia entre o artigo, numeral, pronome ou adjetivo.
Dessa forma, obrigado ou obrigada está diretamente ligado ao número (plural e singular) e ao gênero (masculino e feminino). Veja os exemplos abaixo:
- Carla diz à professora: “Muito obrigada pela ajuda”.
- João, após receber seu café diz: “Obrigado! ”.
Obrigado ou obrigada: qual usar?
A regra deixa explícito que quando “obrigado” indicar um agradecimento, ele deve concordar com o emissor, ou seja, aquele que está falando. Então, é o gênero quem define qual irá usá-lo.
Ou seja, as mulheres dizem “obrigada” e os homens dizem “obrigado”. Porém se tal adjetivo funciona como substantivo ele não será flexionado, então permanecerá singular e masculino, independente do emissor.
Normalmente quando o adjetivo vem acompanhado de pronome ou artigo, ele pode ser substantivado. Veja o exemplo: “O meu obrigado a todos que compareceram aqui”.
Quando um indivíduo agradece por outras pessoas, o adjetivo obrigado ou obrigada deve ser usado no plural. Ademais, deve-se sempre respeitar o emissor e usar o adjetivo de acordo com ele. Veja os exemplos:
- “Os rapazes foram obrigados a escolherem um quarto.”
- “As moças se viram obrigadas a escolher um vestido para ocasião.”
- “O homem se sentiu obrigado a ir no evento.”
- “A mulher foi obrigada a dizer não.”
Dessa forma, sempre que for utilizado obrigado ou obrigada isolado ou acompanhado de demais palavras, a concordância deve ser em gênero. Então, mulheres devem falar “obrigada” e os rapazes devem dizer “obrigado”.
Exceções da norma
Vale lembrar, que além de adjetivo, o obrigado ou obrigada pode funcionar como interjeição. Nesse caso, pelo termo ser invariável pode ser usado tanto no feminino quanto no masculino.
Quando o obrigado é usado como agradecimento, normalmente entende-o como um adjetivo. Porém se ele é usado isoladamente, pode ser invariável, tal como uma interjeição.
Ou seja, se funcionar como uma interjeição, deve-se utilizar apenas o “obrigado” em ambos os casos. Independente do número ou gênero do emissor.
Esse caso aproxima-se de outros casos em que o adjetivo inicial perde a flexão e então passa a formar uma interjeição. Como no exemplo:
“A mulher disse obrigado para o dono da loja”.
Outras formas de usar obrigado ou obrigada
Há diversos sinônimos para realizar um agradecimento. Eles podem ser formais ou informais, a depender do contexto em que será inserido. Veja a lista abaixo:
- Grato ou grata
- Agradecida ou agradecido
- Gratidão
A regra é a mesma para os sinônimos, ambos devem respeitar o emissor que fala. Agindo assim, de acordo com as normas da concordância nominal.
Tem dificuldades com a língua portuguesa e acha que ela é difícil de aprender? Então conheça o Português Prático, depois que conhecer vai ver como aprender português é mais fácil do que imagina.
Tem dificuldades com a língua portuguesa e acha que ela é difícil de aprender? Então conheça o Português Prático, depois que conhecer vai ver como aprender português é mais fácil do que imagina.
COMENTÁRIOS