Confira sobre o que são pronomes de tratamento, para que servem os pronomes de tratamento, quais são os pronomes e muito mais . Veja aqui.
Quais são os pronomes de tratamento? Como são utilizados? Obtenha as respostas lendo aqui.
A língua portuguesa é rica e diversa, possuindo muito para se estudar. O aprendizado é contínuo, principalmente, para quem trabalha com escrita e os iniciantes na vida acadêmica.
Apesar de ser nossa língua materna estamos sempre lidando com suas regras e particularidades. Isto porque precisamos delas para melhorar nossa comunicação verbal e escrita. Ou seja, passar a mensagem correta para nosso interlocutor, a pessoa com quem falamos.
Falando nele, os pronomes de tratamento possuem o objetivo principal de tratar melhor nosso interlocutor. Mas, o que são estas palavras? Para que elas realmente servem? Saiba como responder estas perguntas aqui.
Imagem: www.freepik.com
O que são pronomes de tratamento
Os pronomes são uma das classes gramaticais de palavras que substituem, acompanham ou referem-se a um nome (substantivo). Podem ser subdivididos em pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.
Além desses também existem os pronomes de tratamento, conhecidos como axiônimos, servem principalmente para referir-se ao interlocutor com respeito e formalidade. É, segundo o canal educa mais Brasil, “uma forma cortês de tratar a pessoa com quem se fala”.
Um exemplo bem prático é quando estamos conversando com uma pessoa de idade. Falamos “O senhor está bem?” ou “Vovô, o senhor quer ajuda?”. Tratar as pessoas mais idosas por você é considerado um ato de desrespeito.
Saiba também sobre:
Para que servem os pronomes de tratamento
Este tipo de pronome surgiu da necessidade técnica de diferenciar a linguagem formal da informal. Bem como diferenciar profissionais, hierarquia de poder e prestigio social.
Os pronomes de tratamento são muito utilizados em redações oficiais e cartas endereçadas a pessoas importantes. Então suas regras são válidas tanto para escrita quanto para a fala.
Vejamos alguns exemplos do uso dessas palavras:
- “Você está bem?” – Você é um pronome utilizado para pessoas comuns em situações cotidianas, informais
- “Vossa Magnificência gostaria de assinar os diplomas agora?” – Vossa Magnificência é o tratamento formal dado ao reitor de uma universidade
Perceba que este tipo de pronome é usado para a 2ª pessoa (com quem estamos falando). Porém, a concordância verbal é feita em 3ª pessoa (ele). Ou seja, “ele está”, “ele é”, “ele gostaria” (como no exemplo acima).
Outra particularidade deles é que quando estamos falando diretamente com o interlocutor tratamos “Vossa Senhoria ou Vossa Excelência”. Já quando estamos falando sobre ele tratamos “Sua Senhoria ou Sua Excelência”.
Uso de pronomes de tratamento para autoridades:
Existem vários tipos de pronomes de tratamento que se distinguem pelo grau de autoridade dos diferentes profissionais ou cargos ocupados. Veja alguns:
- Prefeito: Vossa Excelência
- Juiz: Meritíssimo Juiz
- Promotor: Vossa Excelência
- Vereadores: Vossa Excelência
- Padre: Vossa Reverendíssima
- Advogados: Vossa Senhoria e Ilustríssimo para presidentes da OAB
- Presidente: Vossa Excelência
- Delegado: Vossa Senhoria
Quais são os pronomes de tratamento mais comuns?
Para aplicar de forma correta os pronomes de tratamento é necessário conhecer seu interlocutor e o cargo que ele ocupa, ou sua profissão. Conheça os mais comuns da língua portuguesa e a quem se referem:
- Você/ Vocês – Para alguém íntimo ou em conversas informais
- Senhor/ Senhores – Para dar o devido respeito e distanciamento com quem se fala ou para pessoas mais velhas
- Senhorita/ Senhoritas – Para mulheres solteiras
- Vossa Senhoria/ Vossas Senhorias – Usado com valor cerimonioso, em cartas comerciais ou para autoridades em geral
- Vossa Excelência – Para autoridades no topo das hierarquias do governo ou das forças armadas
Abreviaturas dos principais pronomes de tratamento mais usados
Como vimos os pronomes de tratamento possuem usos específicos e são bastante importantes na linguagem formal. Cada um deles possui uma abreviatura sendo mais aplicadas nos textos escritos. Conheça as principais:
- Você – V.
- Senhor/Senhora – Sr./Sra.
- Senhorita – Srta.
- Vossa Senhoria – V. Sa.
- Vossa Excelência – V. Ex.ª
- Vossa Reverendíssima – V.Rev.ma
- Vossa santidade – V.S
- Vossa Alteza – V.A
- Vossa Majestade – V.M
- Vossa Majestade Imperial – V.M.I
- Meritíssimo Juiz – M. Juiz
COMENTÁRIOS