Saiba o que significa decente e descente, qual a diferença entre decente e descente, uso correto das palavras e exemplos. Confira aqui e aproveite
Descente e decente são palavras com sentidos distintos e fáceis de confundir. Entenda tudo que é necessário sobre elas aqui.
Para todos os brasileiros a língua portuguesa é uma matéria de constante aprendizado. Isto ocorre tanto para os pequenos novatos como para os veteranos.
Palavras com sons iguais são bem comuns e geralmente nos levam ao erro, quando ainda não as conhecemos plenamente. Este é o caso das palavras decente e descente.
Talvez você não saiba, mas as duas existem e estão corretas. Porém possuem usos e contextos distintos. Então a pergunta é:
Sabe utilizá-las corretamente e quais são seus significados?
Acabe de vez com as dúvidas lendo tudo aqui. Amplie seus conhecimentos sobre a língua e evite erros desnecessários nas suas produções.
Imagem: www.freepik.com
O que significa decente e descente
Decente e descente são palavras homófonas, que possuem som igual, escrita e significados diferentes. São também, pela semântica, parônimos, ou seja, tem formato parecido e significado diferente o que causa confusão.
Decente
O adjetivo decente é comum para os dois gêneros, feminino e masculino. Descreve alguém ou algo que está conforme as regras da decência. Por tanto, segue os padrões morais e éticos de uma sociedade.
Em outras palavras refere-se a alguém que segue determinados padrões estabelecidos. Por isso seus sinônimos são: adequado, correto, cândido, digno, honrado, impoluto e etc.
- Exemplo: O homem parece ser decente
Descente
Outro adjetivo, descente é menos usual e significa algo que desce, que está em declínio. Ou de outro modo refere-se ao fluxo para baixo, ou ainda que dá vazão e escorre.
No exemplo: As escadas são descentes, possui significado de direção. O sentido da movimentação das escadas é para baixo.
Qual a diferença entre decente e descente?
Além do significado, as diferenças entre decente e descente baseiam-se na forma como são escritas e em como se originam. A primeira escrita apenas com “c” se origina da palavra em latim “decens”, por isso é escrita sem o “s”: de – cen - te.
Já a segunda, escrita com dígrafo “sc” é formada pela união do verbohttps://www.comoescreve.com/2017/01/verbo.html “descer” mais o sufixo “-ente”. Assim, dando origem ao adjetivo descente como em: combatente, ardente, existente e tantos outros.
Podemos dizer que as duas são adjetivos uniformes, pois podem ser utilizados da mesma forma para os dois gêneros. Veja os exemplos a seguir:
- O homem decente
- A mulher decente
- O rio descente
- A água descente
Uso correto das palavras
As palavras da língua portuguesa para serem utilizadas de forma correta precisam estar inseridas no contexto ideal aos seus significados. Da mesma forma é com os adjetivos decente e descente.
Como mencionado, decente é utilizado para expressar o que está de acordo com as regras ou com um comportamento esperado. Sendo este seu contexto correto. Na frase: a garota foi à igreja com uma roupa decente. Isto quer dizer que a pessoa estava usando roupas adequadas para o local, não é verdade?
Da mesma forma ao escrever a frase: Esta escada rolante é descente. Jamais poderíamos escrever o adjetivo sem o “sc”. Isto porque fica bem claro que o contexto da mensagem é mostrar a direção em que a escada se movimenta.
Exemplos
Agora você sabe tudo o que é necessário sobre as palavras decente e descente. Então, vejamos mais exemplos que ajudarão a esclarecer ainda mais seu conhecimento.
- A correnteza do rio segue contínua, fluida e descente
- O riacho está descente em relação à casa dos meus avós
- Esta escada é sempre descente
Perceba que nas frases citadas o adjetivo está tentando mostrar o fluxo ou a localização para baixo. Agora, atente para estes:
- Uma pessoa decente é uma pessoa honrada
- José era decente como sua família
- Sua roupa não está decente. Vá logo trocar!
Ficou fácil notar? Decente mostra o valor moral e correto de alguém ou algo. Então, nunca confunda as duas palavras, pois o sentido é muito diferente entre elas.
COMENTÁRIOS