Saiba o que são coletivos de flores, qual é o coletivos de flores, exemplos e exercício. Confira aqui e aproveite e esse conteúdo.
Sem dúvida, os coletivos de flores já foram temas de estudos em alguma fase de sua vida. Agora, se você esqueceu e deseja relembrar, continue a leitura!
Inegavelmente, você já deve ter ouvido por aí palavras como buquê ou ramalhete, certo? Mas, já chegou a pensar nelas como coletivos de flores? Não se preocupe se isso não passou pela sua cabeça, é muito plausível.
Aliás, os coletivos não são substantivos muito lembrados. Apesar de existentes, o seu uso é mais natural, como no caso de enxame, ou cortado, pelo uso do plural. Conheça agora mais sobre o assunto!
Imagem: www.freepik.com
O que é coletivos de flores?
Caso você não se lembre, saiba que que coletivos de flores são aquelas palavras que indicam um grupo. Diferente do plural, o coletivo é utilizado apenas para grupos ou conjuntos.
Sendo assim, caso você queira se referir a mais que uma flor, mas sem ser um grande número, escolha o plural flores. Agora, se se trata de muitas flores, a melhor opção é, sem dúvida, o uso do coletivo.
Qual é o coletivo de flores?
Bom, saiba que os coletivos de flores são ramalhete e buquê. Isso mesmo, há dois termos a serem utilizados. Inclusive, eles são sinônimos e, por esta razão, em algumas frases pode usar tanto um quanto o outro.
Agora, e quando não pode? Simples: pelo fato de buquê remeter a um arranjo de flores mais elaborado e com mais tipos, ele é utilizado quando o contexto é esse. Uma noiva, por exemplo, utiliza o buquê.
Já o ramalhete diz respeito a um conjunto de flores que foi juntado sem grandes arranjos. Desta maneira, é possível dizer também que o ramalhete é mais simples, enquanto o buquê é mais elaborado.
Saiba também sobre:
Qual é o substantivo coletivo de flores?
Bom, você já sabe que o coletivo de flores é o ramalhete ou o buquê. Agora, caso esteja se perguntando quais são os substantivos coletivos de flores, eis a resposta: buquê ou ramalhete.
Sim, caso você esteja se perguntando se é a mesma coisa, pode ficar aliviado porque é sim. Na verdade, os coletivos são substantivos. Assim, cabe escolher usar a expressão substantivo coletivo ou apenas coletivo.
E não se assuste pelo mesmo significado. De fato, o português prega algumas peças em quem ainda não tem tanto conhecimento. Porém, a medida que você aprende, a língua passa a ser desvendada e simplificada.
Exemplos de coletivos de flores
Bom, como você pode aprender, os coletivos de flores são ramalhete e buquê. O que acha de ver exemplos para descobrir, de maneira concreta, como aplicar essas palavras em um contexto? Confira!
Exemplos:
- Há um buquê de flores perto da noiva.
- Há um ramalhete de flores ao lado da mulher.
- O buquê de flores que ganhei de presente é lindo.
- Esse ramalhete de flores irá alegrar a casa.
Exercício
Agora, chegou a vez de você treinar os seus conhecimentos e exercitar o que você aprendeu colocando em prática. E não se preocupe, os coletivos de flores não são tão complicados assim.
Complete a lacuna com o coletivo buquê ou ramalhete. Observe o contexto para escolher a melhor opção:
- Uma noiva está segurando um belíssimo _______ de flores.
- Esse simples _________ poderá alegrar o seu dia.
- Fomos ao zoológico alguns _________ de flores por lá.
- Há um homem com um _________ de flores na sua porta.
- Esse _________ deve ter custado uma fortuna.
- Escolhi essas flores ao acaso e montei este pequeno _________.
Viu só como é fácil? Ainda mais quando em alguns casos ambas as palavras cabem! Agora, a melhor opção é praticar, e muito, para não errar depois! Bons estudos.
COMENTÁRIOS