Veja o que é coletivos de porcos, qual o substantivos coletivos de porcos, exemplos e exercício. Confira aqui e aproveite.
A Língua Portuguesa é cheia de surpresas. Afinal, enquanto umas palavras têm apenas um coletivo, outras tem vários. Descubra se é o caso do coletivo de porcos!
Quando se fala em coletivo de porcos, a primeira ideia a surgir é a de que é chiqueiro. No entanto, logo vem a reflexão de que está errado, afinal se trata do local onde o porco fica.
Por não ser um assunto muito estudado, os substantivos coletivo passam despercebidos. Por isso, na hora de responder questões simples, como a de coletivos de porcos, a dúvida bate na porta.
Que tal deixar a dúvida de lado e aprender de uma vez por todas sobre esse coletivo? Veja a resposta e entenda como funciona essa subclasse de substantivos que é tão ignorada.
O que é coletivo de porcos?
Bom, para início de conversa, saiba que coletivo de porcos são aquelas palavras que indicam um grupo ou conjunto desse animal. Assim, quando há muitos animais, é possível optar por utilizar um coletivo ou o plural.
Aliás, é recomendável utilizar o coletivo quando o conjunto é muito maior do que um. Assim, é possível passar uma ideia melhor da quantidade de porcos, nesse caso, para quem está recebendo a informação.
Agora que você já sabe o que é coletivo de porcos, chegou a hora de descobrir qual é ou, nesse caso, quais são eles. Veja a informação a seguir!
Qual é o substantivo coletivo de porcos?
Como foi afirmado anteriormente, a Língua Portuguesa é um idioma rico e cheio de surpresas. Assim, da mesma forma que há palavras que apresentam apenas um tipo de coletivo, há outras que apresentam vários.
Por essa razão, não é de se espantar que o coletivo de porcos seja, na verdade, coletivos. Isso mesmo, você tem uma série de palavras que pode utilizar para se referir a esse conjunto de animais em específico.
Antes de mais nada, saiba que o principal coletivo para porcos é vara. Essa palavra é, sem dúvida, a mais comum dentre todas as outras. Confiras as opções:
- Porcada
- Porcalhada
- Piara
- Porcaria
- Alfeire
- Suinaria
- Persigal
Pode ser que uma palavra ou outra tenha soado estranho para você, especialmente porcaria. Sim, esse também é um coletivo para porcos, bem como um adjetivo.
Saiba também sobre:
Exemplos de coletivo de porcos
Agora que você já viu, e até se surpreendeu com a quantidade de coletivo de porcos, chegou a hora de aplicá-los a frases utilizadas no dia a dia para entender, de vez, como eles funcionam. Veja os exemplos a seguir!
Exemplos:
- Há um persigal na minha casa.
- Você deve alimentar a suinaria.
- O alfeire é gigantesco.
- A porcada está solta.
- Cuidado com a vara de porcos.
- A porcalhada está fugindo.
- Você já alimentou a piara?
Qual coletivo de porcos utilizar
Sem dúvida, é grande a quantidade de opções para utilizar como coletivo de porco. E, diferente de outras palavras, o que importa aqui é que você se sinta à vontade para utilizar o que desejar.
Não há quaisquer tipos de regras que indiquem o uso de uma ou outra. O que vale nessas horas é averiguar com qual coletivo a cultura de sua região está familiarizada.
COMENTÁRIOS