Você tem dificuldade em saber quando usar cada pronome: mim, me ou eu? Não deixe de conferir este artigo para finalmente conseguir aprender sobre o uso de cada um.
Você tem dificuldade em saber quando usar cada pronome? Não deixe de conferir este artigo para finalmente conseguir aprender sobre o uso de cada um.
A nossa língua, é uma das mais difíceis de ser estudada, não é à toa que ela é a matéria que mais existe dificuldade para se gabaritar uma prova de concurso e por isso exige muita dedicação de quem deseja se dar muito bem na prova que deseja passar.
É bastante comum cair nas provas o uso de pronome e suas aplicações corretas em frases. Um dos exemplos que mais causam dificuldades de conhecimentos é o uso do mim, me e do eu.
Mas para que você aprenda de uma vez por todas a diferença entre eles trouxemos aqui uma forma simples de diferenciação e exemplos claros sobre cada um dos pronomes.
Imagem: www.freepik.com
Mim, me ou eu?
O MIM
O significado de mim é o de se referir à primeira pessoa do discurso, a forma mim vem precedida de uma preposição (para, entre, contra). Segue alguns exemplos de frases com o uso de mim.
- O cantor disse que vai dedicar uma música para mim.
- Se a história for sempre assim, melhor para mim.
- Você é uma pessoa muito importante para mim.
- Para mim o João é o melhor candidato para a vaga.
O ME
O me, é um pronome que irá se referir a pessoa do discurso atuando no predicado e não no sujeito da frase. Vejamos algumas aplicações de me em frases.
- Quando meu namorado me leva ao trabalho, não preciso pegar ônibus.
- Você diz que me odeia, mas sempre me procura quando me afasto.
- Me mande uma carta pelo menos para me consolar.
- Me mantenho longe de você para não haver brigas.
O EU
Ele é um pronome do caso reto, estes são pronomes que apresentam flexão de número, pessoa e gênero (3ª pessoa), dessa forma marcando a pessoa do discurso. Ele deverá ser usado com a função de sujeito na frase. Vejamos algumas aplicações em frases.
- Eu preciso comprar uma bolsa nova.
- Eu quero ir ao shopping hoje à tarde.
- Eu vou viajar na próxima semana para Belo Horizonte.
- Eu não posso fingir que não estamos distantes um do outro.
Quando usar me ou mim?
O maior vilão entre o uso dos três pronomes é saber quando usar o me ou o mim, você já se deparou com uma situação como essa? Como na oração esses pronomes vão exercer a função de objeto ou de complemento, o que irá definir o seu uso é a presença de preposição.
O mim sempre virá regido de preposição, já o me poderá ser objeto direto ou indireto, isso irá depender da transitividade do verbo. Para que você assimile essa diferença vamos ver exemplos de cada um a seguir.
- Ele me admira por todas as minhas qualidades.
- Ela me encontra uma vez ao mês para tomarmos café da manhã.
- Ela veio até mim aos prantos e eu não soube o que fazer.
- Ele trouxe para mim pudim de leite, o meu preferido.
COMENTÁRIOS