Um texto bem articulado depende necessariamente dos conectivos para redação utilizados. Você sabia que o sucesso do seu texto depende deles?
Conectivos para Redação, você sabe utilizá-los? Se você pretende tirar 1000 na prova do Enem ou tira uma excelente nota num concurso não pode esquecer de forma alguma dos conectivos para Redação. Vamos tirar todas as dúvidas sobre eles.
O termo conectivo, de origem latina connectere, significa “o que une”, “o que liga”. Assim, sua função é exatamente ligar, unir, conectar uma coisa à outra.
O uso dos conectivos vai ajudar a melhorar sua nota na competência 4, que atua na superfície textual, isto é, avalia as marcas linguísticas que ajudam a chegar à compreensão profunda do texto.
Desse modo, você deve, na construção de seu texto, demonstrar conhecimento sobre os mecanismos linguísticos necessários para um adequado encadeamento textual, considerando os recursos coesivos que garantem a conexão de ideias tanto entre os parágrafos quanto dentro deles.
Contudo, como saber usar corretamente os conectivos? Se você está com essa dúvida, continue com a leitura! Vamos explicar como devem ser usados e os principais tipos de conectivos para Redação.
Imagem: www.freepik.com
O que são conectivos
São termos que têm a função de interligar elementos textuais, tais como frases, orações, períodos e parágrafos, permitindo a sequência de ideias e coesão. Logo, os conectivos para Redação desempenham diversas funções, como:
- Possibilitar a construção de uma sequência de ideias;
- Propiciar a coesão textual de uma redação;
- Auxiliar na estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão;
- Melhorar a transmissão e compreensão de uma mensagem.
Conectivos para redação introdução
Antes de mais nada, você deve considerar que a introdução deve possibilitar ao leitor uma contextualização das ideias. Para isso o uso de conectivos é fundamental para permitir a organicidade do seu texto.
Além disso, é importante que você escolha de forma adequada os cognitivos para transmitir as ideias que você pretende destacar para o leitor. Dessa forma, alguns exemplos de conectivos para Redação de introdução são:
- De acordo; à primeira vista; inicialmente; atualmente.
Conectivos para redação desenvolvimento
Nesta parte, você desenvolve o que foi proposto na introdução. Portanto, os conectivos devem permitir que você organize as ideias e argumentos de seu texto de forma coerente e coesa, com encadeamento de ideias.
Pois precisa de estabelecer uma boa articulação dos argumentos e exposições de autores, dados e fatos. Alguns exemplos de conectivos para Redação do desenvolvimento são:
- Primeiramente; desde que; igualmente; por certo.
Conectivos para redação conclusão
Nesta parte, você deve construir o texto de forma a apresentar um fechamento da abordagem realizada. Os conectivos são fundamentais para você transmitir essa ideia de estar concluindo a abordagem do assunto.
Assim, alguns exemplos de conectivos para Redação de conclusão são:
- Em suma; em resumo; em síntese; portanto.
Conectivos x coesão
A coesão textual é obtida com a apresentação clara das ideias, com as frases sendo bem articuladas entre si, gerando encadeamento das frases.
Isto é, o encadeamento das frases é feito através dos conectivos, por meio do uso de conjunções, advérbios e pronomes. Todavia, são as conjunções que têm predominado na função de conectivo.
Os elementos de coesão permitem trabalhar com dois tipos de construções:
- Criar relações entre dois ou mais segmentos;
- Estabelecer elos entre termos e sentenças;
Além disso, utilizando do recurso da coesão é possível retomar elementos que já tenham sido mencionados. Como também antecipar termos que ainda não foram citados no texto.
Tipos de conectivos
Os tipos são classificados pelo sentido que estabelecem entre as frases e orações. Como também se forem usados de maneira inadequada irão gerar um sentido diferente do que você pretendia, comprometendo todo o texto.
São inúmeros os tipos de conectivos para Redação. Uma lista completa é quase impossível. Portanto, vamos a seguir apresentar alguns exemplos com a sua função em um texto de acordo com os tipos de conectivos abordados.
Prioridade e Relevância
São bastante utilizados no começo das frases para expor uma ideia. Como também podem apresentar maior relevância ao que está sendo abordado.
- Em primeiro lugar; antes de tudo; sobretudo.
Tempo, frequência, duração, ordem ou sucessão
Estes são muito observados em textos narrativos, pois colocam o leitor na sucessão dos acontecimentos.
- Então; enfim; afinal.
Semelhança, comparação ou conformidade
Estes são usados para criar uma ligação com um conceito já exposto. Como também pode ser usado para indicar ideias de outros textos.
- Igualmente; da mesma forma; de acordo com.
Condição ou hipótese
Neste caso, são mais adequados para apontar situações que são circunstanciais e que oferecem hipóteses para um evento futuro.
- Se; caso; eventualmente.
Dúvida
Estes são usados para colocar no texto a ideia de dúvida ou possibilidade.
- Talvez; provavelmente; é provável.
Certeza ou ênfase
Estes cognitivos servem para destacar uma certeza no texto. Ou ainda para realçar uma ideia que queira salientar.
- Por certo; indubitavelmente; sem dúvida.
Surpresa ou Imprevistos
Com estes você pode colocar no texto a ideia de algo que não era para acontecer. Como também enfatizar a ideia de uma surpresa.
- Inesperadamente; subitamente; imprevistamente.
Ilustração ou esclarecimento
Esses conectivos são para explicar algum conceito que esteja sendo apresentado no texto.
- Por exemplo; isto é; aliás.
Propósito, intenção ou finalidade
Já estes são importantes para indicar que o objetivo do texto está relacionado com o que se pretende alcançar.
- Com o fim de; com o propósito de; com a finalidade de.
Lugar, proximidade ou distância
Estes são trabalhados com os advérbios de lugar e pronomes demonstrativos. Assim sendo, são usados para apontar a distância de dois objetos.
- Perto de; mais adiante; aqui.
Conectivos de Adição ou continuação
Tais conectivos devem expressar a ideia de que alguma coisa está sendo somada, adicionada a uma ideia anterior, sendo alguns deles:
- Além disso; ademais; também.
Portanto, você já conhece os conectivos e como pode utilizá-los em uma redação. Assim, que tal treinar escrevendo sobre o seu tema favorito!
Livro “Método Gold Writing para uma Redação Perfeita
Quer saber mais sobre conectivos, como usá-los em sua redação? Conheça o e-book “Método Gold Writing para uma Redação Perfeita.
O Método Gold Writing foi criado por importantes profissionais da educação que, agregando seus conhecimentos, desenvolveram uma técnica infalível para construir uma redação perfeita.
Levando em consideração também os principais erros cometidos em exames como: ENEM, vestibulares, concursos públicos e concursos de escrita.
Dessa forma, você aprenderá aqui, tudo o que precisa para alcançar a excelência em suas redações.
🛒 Para adquirir de 54,90 por APENAS 24,90. Clique aqui e peça AGORA!
Os brindes são:
🟢75 Citações Coringas para turbinar sua redação.
🟢 Os 15 erros de português mais cometidos nas redações do ENEM.
🟢Folha de redação (um guia para produção).
🕐 Esse desconto é válido por pouco tempo! Não perca essa oportunidade e adquira o seu exemplar para fazer uma redação perfeita!
COMENTÁRIOS