Impresso ou imprimido? As duas formas estão corretas, mas para serem utilizadas é preciso saber a regra gramatical. Saiba qual é ela aqui.
O documento foi impresso ou imprimido? Aí está uma das dúvidas mais frequentes quando precisamos construir orações com verbos que possuem duplo particípio.
O que também acontece com pegar, aceitar, ganhar e vários outros verbos.
O que também acontece com pegar, aceitar, ganhar e vários outros verbos.
Dessa forma, explicaremos aqui como usar corretamente o verbo imprimir no particípio e você estará apto a responder a pergunta acima. Além de entender qual a regra empregar para a situação. Por isso continue lendo a seguir.
O certo é impresso ou imprimido?
Pxhere |
As duas formas estão corretas e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Porém, elas devem ser alocadas na oração acompanhadas de verbos auxiliares certos para cada situação pensada.
Primeiramente, o verbo imprimir significa, segundo o dicionário, a ação de “marcar através de pressão”. O que pode ocorrer com a utilização de maquinário específico como os carimbos, impressoras e etc.
Além disso, imprimir é um verbo abundante, que segundo a gramática é aquele que aceita dois particípios: Um irregular e outro regular. Por isso, impresso ou imprimido estão corretos e são as duas formas de particípio mencionadas.
Saiba mais também sobre:
Impresso ou imprimido: Duas formas do particípio
O particípio é uma das formas nominais do verbo, que indica ações já concluídas. Ou seja, estão no passado. Esta forma se caracteriza pelas terminações –ado e –ido.
Como já mencionado, por ser um verbo abundante, imprimir aceita o particípio duplo. Assim:
- Imprimido é a forma regular do particípio, com a terminação –ido;
- Impresso é a forma irregular, portanto mais reduzida.
Ainda segundo a gramática o duplo particípio acontece também com outros verbos. Vejamos a seguir alguns deles e o particípio regular e irregular de cada um respectivamente:
- Aceitar: Aceitado e aceito;
- Pegar: Pegado e pego;
- Ganhar: Ganhado e ganho;
- Morrer: Morrido e morto;
- Extinguir: Extinguido e extinto.
Então, a pergunta certa a se fazer é: Como e quando utilizar corretamente impresso ou imprimido? Isto é o que responderemos a seguir através de uma regra gramatical.
Como usar corretamente impresso e imprimido?
A regra para utilizar o duplo particípio do verbo imprimir é simples e pode ser empregada com outros verbos abundantes. Ela funciona da seguinte maneira:
Para a forma regular
Você deverá usar imprimido quando a oração estiver na “voz ativa” e vier com os verbos auxiliares ter ou haver. Vejamos os seguintes exemplos:
- Pensei que ela havia imprimido a monografia;
- A impressora já tinha imprimido os convites da festa.
Para a forma irregular
De outra maneira, a palavra impresso deverá ser utilizada na “voz passiva” quando antecedida pelos verbos auxiliares ser ou estar. Confira:
- Os convites da festa foram impressos por mim;
- O meu relatório está impresso há 2 dias.
Sendo assim, agora é possível responder: O documento foi impresso ou imprimido? Nesta situação a forma correta é o documento foi impresso. Porque a oração está na voz passiva e ainda o particípio é antecedido pelo verbo ser, só que no passado (foi).
Mais exemplos para fixação
Com todas as informações obtidas aqui, vamos conferir mais exemplos sobre o assunto explorado. Fique atento.
- O artigo acadêmico foi impresso por mim;
- Achei que o pôster já estaria impresso para a apresentação;
- Ele já tinha imprimido a atividade quando os alunos chegaram;
- O advogado havia imprimido o documento solicitado.
É relevante informar que impresso também pode se apresentar como substantivo. Por exemplo, na frase:
Recebi os impressos publicitários do setor de marketing.
Verificando-se, assim, que o sentido da palavra se refere a um texto marcado por impressão como um banner, uma ficha ou formulário. O que pode ser bastante utilizado nos departamentos públicos.
sin
ResponderExcluir