Aprenda de maneira rápida e fácil como identificar um pronome oblíquo átono e quais suas subdivisões. Tenha como base exemplos e uma série de exercícios.
A língua portuguesa é de longe uma das mais complexas que existe e por isso a torna tão instigante. Cheio de regras, conjugações e interjeições, ficar confuso em relação a colocação não é nenhum espanto. Sem dúvidas o pronome oblíquo átono é um dos que causa mais incerteza.
Desse modo, esse artigo tem o intuito de te ajudar a mandar essa ambiguidade embora. Aprenda de forma didática, tudo sobre esses pronomes e como usá-los, com exemplos e exercícios.
Imagem: www.freepik.com
O que é pronome oblíquo átono?
Definidos como aqueles pronomes que não vêm acompanhado de nenhuma preposição. Eles são divididos dessa maneira, levando em conta a sua tonicidade fraca. Além disso, o pronome oblíquo átono tem função de objeto direto e indireto.
Quais são os pronomes oblíquos átonos?
Antes de partir para as particularidades do assunto, vale relembrar o conceito de pronome. Podem ser definidos como palavras que andam junto do substantivo, podendo retomá-lo, substituí-lo, ou até se referir a ele.
O pronome oblíquo átono é uma subdivisão desse conjunto. São separados em primeira, segunda e terceira pessoa, singular e plural. Confira quais são eles, que mais à frente do artigo você os verá sendo usados como exemplos.
- 1º Pessoa: me, nos;
- 2º Pessoa: te, vos;
- 3º Pessoa: o, os, a, as, se, lhe, lhes.
Colocação pronomes oblíquos átonos
Para ter uma ideia concreta de como funciona a estrutura desses pronomes, veja os dois exemplos abaixo.
- Jaqueline, quem te contou isso?
- Fabiana, contaram-te isso?
Preste atenção com o pronome “te” foi colocado em lugares diferentes. No primeiro exemplo ele se encontra antes do verbo, e no segundo, depois do verbo. Por que será que isso acontece?
Vamos lá, o pronome oblíquo átono pode ocupar até três posições distintas dentro de uma sentença. Uma antes do verbo, outra depois e uma no interior do mesmo. São chamadas respectivamente de próclise, ênclise e mesóclise.
Função sintática dos pronomes oblíquos
Os pronomes em questão se dividem em átonos e tônicos. Como falado acima, pronome oblíquo átono é aquele que não acompanha uma preposição, já o tônico sempre vem junto da mesma.
As funções sintáticas do pronome oblíquo átono são as seguintes abaixo.
Objeto direto:
Baseado na definição, esses pronomes podem contribuir no sentido de um verbo transitivo direto.
- Ele me esperou.
- Eu vos esperei.
O pronome “se” fará papel de objeto direto (O.D.) quando o mesmo for recíproco ou reflexivo. Veja.
- Ele se machucou.
- Elas se odeiam.
Objeto indireto:
Também é possível para esses pronomes atuar na contribuição de um verbo transitivo indireto. Para isso, o verbo tem que obrigatoriamente solicitar o uso da preposição “a”.
- Por último, quando esse objeto é um pronome oblíquo átono, essa mesma preposição, some da sentença. Confira alguns exemplos para ficar mais claro.
- Nós lhe obedecemos.
- Eu te obedeci.
Além disso, o “se” exercerá função de objeto indireto (O.I.) nas mesmas condições acima, quando for reflexivo ou recíproco. Analise.
- Ofendemo-nos.
- Perdoamos-lhes.
Perceba como no exemplo 1 o “s” sumiu. Isso é devido a terminação “-mos”, seguida de um O.I. “nos”. Já na segunda frase, isso não acontece, em consequência do “lhe”.
Existem outras funções na qual esse tipo de pronome pode se adequar. São elas sujeito acusativo, complemento nominal, parte integrante do verbo, partícula de realce e adjunto adnominal.
Exemplos pronomes oblíquos átonos
Agora que você já conhece quais são esses pronomes e como estão divididos, analise uma série de exemplos e tente criar outros em cima deles. Veja só.
- Tenha-me respeito.
- Foi ela quem as interrogou.
- Eu disse-lhes.
- Suas palavras me enojam.
- Reconhece-nos.
- Queimou-se.
- Deixe-nos sair.
- Permita-nos falar.
- Roubaram-me a carteira.
E então, foi fácil pensar em exemplo parecidos? Assim como qualquer disciplina, o aprendizado da língua portuguesa só funciona na prática.
Exercícios sobre pronome oblíquo átono
Agora que você acompanhou toda a explicação, é hora de fixar o conteúdo. Confira alguns exercícios e tente encontrar a resposta correta. Mãos à obra.
1- Marque a opção em que o pronome oblíquo átono se aplica em função de um objeto direto.
- A mariposa picou-o com força.
- Joana traz-lhe um vídeo fabuloso.
- Ela aproximou-se e tocou-lhe os braços.
- Mandei-o embora.
2- Analise as alternativas em que o pronome oblíquo átono está como sujeito.
- Ela segurou-lhe a mão machucada.
- Deixe-me ouvir.
- Deu-nos recados importantes.
- Só a paciência nos pode garantir o sucesso.
3- Relacione as colunas corretamente com relação as funções sintáticas desses pronomes.
a) ( ) Mandei-o entregar o bolo.
b) ( ) As visitas te esperam alegres.
c) ( ) O pizzaiolo veio até Karla e apertou-lhe a perna sangrando.
d) ( ) O professor entregou-lhe as provas.
I. Objeto indireto.
II. Objeto direto.
III. Adjunto adnominal
IV. Sujeito do verbo no infinitivo.
Gabarito:
1 - Resposta correta: a
2- Resposta correta: d
3- Resposta correta: a) IV; b) II; c) III; d) I
COMENTÁRIOS