As vezes ou às vezes? Com ou sem crase? Aprenda lendo este artigo como utilizar de forma correta as duas expressões. Veja também dicas e como diferenciá-las no contexto.
As vezes ou às vezes? Com ou sem crase? Veja neste artigo como utilizar de forma correta as duas expressões e como diferenciá-las no contexto de uma frase.
Parecidas graficamente e foneticamente as vezes ou às vezes podem gerar muitas dúvidas. Não somente para estudantes, mas para todos os que falam a língua portuguesa.
Neste artigo vamos decifrar a regra de acentuação e dar dicas de como usar corretamente as duas expressões. Além disso, vamos ver como funcionam as regras para cada uma delas dentro da nova gramática da língua portuguesa.
Imagem: www.freepik.com
Com ou sem acento?
Apesar de serem parecidas na escrita e na fala, as duas expressões têm significados muito diferentes. Dessa forma, vamos explicar cada uma delas em separado e dar alguns exemplos para que não fique nenhuma dúvida.
Às vezes - com acento
Às vezes com acento é uma locução adverbial de tempo, gerando diferentes significados dependendo do contexto de cada frase. Assim, às vezes pode significar de vez enquanto, ocasionalmente ou também por vezes.
Então a dica é sempre que aparecer o acento na expressão às vezes em uma frase, isso indica tempo. Veja a diferença entre as vezes e às vezes abaixo:
- Às vezes é necessário verificar os meus e-mails.
- Meu irmão nunca cai para a cozinha, já a minha mãe cozinha às vezes.
- Gosto de viajar sozinha, mas às vezes é bom viajar com amigos.
As vezes - sem acento
As vezes sem o uso da crase é a conexão do substantivo feminino no plural vezes com o artigo definido no plural as. Sendo que, para interpretamos o sentido de as vezes sem acento podemos dizer que estão relacionados a momentos ou ocasiões.
Não esqueça que com a utilização da crase o sentido é de tempo. E sem o uso da crase o sentido é de momento. Vamos a alguns exemplos abaixo:
- As vezes quando como frituras não me sinto bem.
- Fico enjoada todas as vezes que ando de barco.
- São poucas as vezes que jogo gamão.
- Em quase todas as vezes que encontrei sua irmã, ela repetiu a história do carro.
Uso da crase
Além do uso de as vezes ou às vezes, vamos falar da crase. Como dica bônus ver o uso da crase em expressões adverbiais como às vezes. A crase deve ser utilizada principalmente quando a locução adverbial é formada por palavras femininas.
Em alguns casos usar a crase quando indica circunstância é necessário, contudo em outros seu uso poderá ser facultativo. Portanto, não esqueça que a crase deve ser usada somente com formas femininas. Escrevemos um artigo (Saiba tudo sobre o uso da crase), aqui poderá tirar mais dúvidas sobre este tema que tanto esquenta a cabeça do estudante.
Conclusão
Por ser uma locução adverbial de tempo, a expressão às vezes recebe acentuação. Sendo a crase neste caso obrigatória para que o sentido da frase esteja de acordo com o tempo.
Sendo assim, para utilizar a expressão com acento deve-se substituir a expressão às vezes por "ocasionalmente" ou "de vez em quando". Se a frase mantiver o mesmo sentido o uso da crase será obrigatório, diferenciando as vezes ou às vezes.
Contudo, se na frase o sentido for de momento o uso da crase não será obrigatório. Uma vez que a expressão será a junção do artigo definido AS, com o substantivo feminino no plural – vezes.
Assim, indicando um momento indeterminado ou direcionado a alguém para a execução de uma ação, o uso é sem crase. Vamos revisar com mais alguns exemplos abaixo para tiramos todas as dúvidas.
Lembrando que a escrita é a mesma porém os definições são desiguais. Como já dito no inicio no artigo. vamos aos exemplos:
- Tenho vertigens às vezes (ocasionalmente, por vezes);
- Foram poucas as vezes que não a escrevi (momento não determinado);
- Quase todas as vezes ele esqueceu de trancar as portas (momento reservado para alguém executar uma ação);
- Às vezes é necessário parar e pensar um pouco antes de responder as questões da prova;
- Toda as vezes que vou a Búzios levo a minha prancha para surfar;
- Às vezes minha mãe fala alto, mesmo quando não é necessário;
- Fico ansiosa todas as vezes que presto concurso.
COMENTÁRIOS