Entorno e em torno: Qual a diferença. Saiba como utilizar da maneira correta as palavras que têm o mesmo som, contudo não tem o mesmo significado, neste artigo.
Muitas vezes palavras homófonas, ou que tem o mesmo som, causam dúvidas no momento de transcrevê-las. Isso pode causar, em alguns casos muita confusão, dependendo da palavra, é claro.
Contudo, neste artigo vamos ajudá-los a encontrar o significado correto e qual forma de utilização para entorno e em torno. Aparece fácil, porém existem certas peculiaridades no uso das duas. Vamos lá?
Entorno e em torno: Qual a diferença. Veja neste artigo como saber o uso correto das palavras que são homófonas, porém que não tem o mesmo significado. Leia até o fim!
Os significados de em torno e entorno, junto se parado
Para iniciarmos, vamos logo as diferenças, a palavra entorno tem como significado um espaço ao redor ou circundante. Já o termo em torno, tem com indicação ao redor ou a volta de. Podendo também ser utilizada como por volta de ou cerca de.
Veja alguns exemplos:
- Na tarde passada, todos se juntaram em torno da fogueira para cantar.
- Pagamos na noite de ontem um jantar em torno de R$ 200.
- O entorno da praça está bem preservado.
- Os banhistas devem preservar o entorno da mata nativa durante o período do verão.
Imagem: www.freepik.com
Regras de aplicação de entorno e em torno e suas variações
Vamos agora verificar as peculiaridades de entorno e em torno. Algumas pegadinhas são muito frequentes especialmente em concursos e provas. Basta o candidato ou estudante se atentarem ao significado.
Assim, podendo realizar a substituição correta para descobrir o sentido e qual o modo correto de utilizar. Contudo, existem algumas situações que merecem atenção.
Então, esses são os momentos onde as pegadinhas ocorrem pois suas funções nas frases podem mudar. A partir de agora vamos detalhar como aplicar entorno e em torno da forma correta, seguindo regras da língua portuguesa.
Entorno: substantivo
Geralmente entorno é utilizado como substantivo, excepcionalmente em alguns casos que veremos mais adiante. Logo, como substantivo, entorno significa nas redondezas ou em um espaço circundante. Vamos aos exemplos:
- As pessoas que ocupavam o entorno da praça estavam falando muito alto.
- Algumas vezes avistamos pacas entorno do jardim da casa dos vizinhos.
- As flores nascem no entorno da janela todos os anos.
Entorno: verbo entornar
O uso do verbo entornar também pode criar confusão na utilização. Para a pronúncia do verbo o segundo O é pronunciado de forma aberta, como se estivesse com acento agudo.
Sendo muito utilizado no dia-a-dia, a conjugação do verbo no presente do indicativo, na primeira pessoa do singular. Ficando eu entorno, veja alguns exemplos abaixo:
- Eu entorno água todos os dias na pia para lavar as panelas.
- Quando entorno alguma coisa no chão minha mãe reclama comigo.
- Todas as vezes que entorno leite no copo minha mão treme.
Em torno de: locução prepositiva
Em grande parte das vezes o uso do em torno como locução prepositiva terá um significado de indicação. Sendo essa indicação de que algo está ao redor ou à volta de algo. Vamos ver como funciona nos exemplos abaixo:
- Crianças, façam o favor de se posicionarem em torno da mesa.
- Para os pais, era muito difícil manter os filhos em torno da fogueira.
- Quando ficamos em torno da árvore é mais fácil sentir o perfume das flores.
Em torno: locução adverbial
Como locução adverbial de lugar, em torno pode aparecendo na frase tem o significado de em volta. Uma dica é substituir em torno por em volta e verificar o sentido da frase.
Vale ressaltar que o uso de em torno DE e em torno A são muito frequentes. Como exemplo vejas as frases abaixo:
- Ao chegar no restaurante, Luísa olhou em torno e não encontrou seu namorado.
- Quando chegou em casa ele olhou em torno, porém não viu sua família.
- Assim que entrou no carro, maria olhou em torno e não viu sua bolsa.
- No evento passado haviam em torno de 3 mil pessoas presentes.
COMENTÁRIOS