Ditongo, Tritongo e Hiato: Encontros vocálicos. Aprenda de uma forma fácil as diferenças entre os três tipos de encontros vocálicos lendo este artigo até o fim.
Para os candidatos a concursos, encontros vocálicos são um dos assuntos cobrados nas provas de língua portuguesa. Contudo, se você não está estudando para concursos mas precisa relembrar sobre o tema, esse é o artigo.
Abaixo vamos falar sobre encontros vocálicos e abordar mais profundamente sobre ditongo, tritongo e hiato. Dessa forma, auxiliaremos os estudantes ou simplesmente amantes da língua portuguesa.
Encontros vocálicos
Veja sobre os encontros vocálicos e como analisarmos cada um deles. Eles podem ser ditongos, tritongos ou hiatos. Além disso eles podem possuir diferentes classificações como crescente, decrescente, oral e nasal, quer saber mais? Então veja a seguir.
Imagem: www.freepik.com |
Ditongo
O ditongo é a junção de uma vogal e uma semivogal ou vice versa na mesma sílaba. Os ditongos podem ser crescentes, decrescentes, orais ou nasais, veja as diferenças:
Crescente:
Os ditongos crescentes acontecem quando uma semivogal precede uma vogal. Como exemplo podemos usar a palavra série. Assim a letra “i” uma semivogal que aparece antes da vogal “e”.
Palavras como igual, quota e pátria também são exemplos de ditongos crescentes. Assim como:
Noite, questão, quase, beijo, causa, pausa, cacau, muito, jeito, ateu.
Decrescente
Já os ditongos decrescentes apresentam uma vogal antecedendo a semivogal. Um exemplo de ditongo crescente é a palavra pai. Sendo a letra “a” uma vogal e o “i” uma semivogal. Além dessa, outras palavras servem de exemplo como: baixela, mau, dói, leite.
Ditongos Orais
No caso de ditongos orais, o som dos encontros vocálicos acontece livres, saindo direto pela boca sem que tenha ressonância nasal. Sendo as palavras pai e série dois exemplos desse caso, com sons abertos, como fui, degrau, pastéis, ourives.
No idioma português são sete tipos de vogais orais que são:
"a", "ê", "é", "i", "ô", "ó" e "u"
Ditongos nasais
Para finalizarmos os ditongos nasais acontecem quando o som sai pela boca e nariz. Um bom exemplo de ditongo nasal é a palavra mãe, onde o som parece sair do nariz, assim como pão, falam, sabem, limões.
Os ditongos nasais podem se apresentar como:
ão, õe, ãe, am, em, na, em, âi, ui como por exemplo em muito.
Nas palavras terminadas em em ou am o som do encontro entre a vogal e a consoante gera um som de ão ou em. O que leva a classificação de ditongos nasais crescentes.
Saiba também:
Tritongo
Seguindo com os encontros vocálicos, temos também o caso dos tritongos. Onde existe uma sequência de três semivogais e vogais na mesma sílaba. Acontecendo sempre a mesma sequência de uma semivogal, uma vogal e outra semivogal.
Como exemplo de tritongo podemos usar as palavras Uruguai e quão. Sendo que Uruguai apresenta um som aberto e representa bem um tritongo oral. E a palavra quão representa o tritongo nasal, uma vez que o som parece sair pelo nariz.
Assim como também temos as palavras:
Averiguei, saguão, iguais e Paraguai.
Hiato
Os hiatos, diferente dos tritongos e ditongos, tem o encontro vocálico separado em duas sílabas. Nesse caso podemos citar:
Saída (sa-í-da), poético (po-é-ti-co), ciúme (ci-ú-me), piada (pi-a-da), país pa-ís).
Outro fato importante é que o hiato também pode seguir a sequência semivogal, vogal ou vogal e semivogal. No entanto aparecendo em sílabas diferentes no momento da separação, usaremos as palavras geleia e ioiô, como exemplos.
Vale lembrar que é regra os ditongos não serem separados nas sílabas, somente os hiatos sofrem a separação de sílabas. Também, cabe não confundir hiato com ditongo, as regras são diferentes e fica valendo sempre a divisão das sílabas.
Uma boa dica para poder reconhecer o ditongo ou o hiato é realizar a separação de sílabas, assim fica mais fácil de descobrir qual é a classificação de cada palavras.
Aprenda mais
Quer aprender mais dicas de maneira simplificada? Siga nosso perfil no instagram @comoescreve_ e inscreva-se no nosso canal do Telegram t.me/comoescreve
COMENTÁRIOS