As orações coordenadas sindéticas e assindéticas são fatos gramaticais muito cobrados nos editais dos maiores concursos no Brasil. Saiba mais sobre elas.
Nem todo falante do português é amante das complexas estruturas gramaticais que constituem essa língua. Partindo dessa máxima, o presente artigo facilita o entendimento sobre as orações coordenadas sindéticas e assindéticas.
Pensando nisso, para esclarecer o entendimento sobre esses fatos gramaticais é importante lembrar alguns aspectos pertinentes. Por consequência, é necessário entender primeiro o que são esses tipos de orações.
O que é uma oração
Acima de tudo para compreender as orações do tipo sindéticas e assindéticas é necessário entender e saber o que é uma oração. Logo, a saber, ela representa um conjunto linguístico que se estabelece em relação a um verbo.
Portanto, o que a classifica é esse termo gramatical que designa ação e pode apresentar sentido completo ou não. Além disso, ela pode estabelecer se um período será classificado como simples (apenas uma) ou composto.
Exemplos:
- O menino sujou a calça;
- Eu estou cansada;
- Ela esteve na sua casa.
Imagem: www.freepik.com |
O que são as orações coordenadas sindéticas e assindéticas?
Antes de mais nada, as orações coordenadas sindéticas e assindéticas são classificações dentro do grupo das orações coordenadas. Em vista disso, compõem frases que conectadas pela linha do sentido o qual possuem.
Orações coordenadas
Primeiramente, são sintaticamente independentes entre si e podem ser entendidas se estiverem isoladas umas das outras. Então, elas se ligam por meio de vírgulas ou até mesmo através das diversas conjunções existentes.
Logo, podem ser identificadas exclusivamente quando o período é composto, ou seja, se ele for formado por no mínimo duas orações. Sendo assim, pode ser dividido nos dois hipônimos vistos anteriormente: sindéticas e assindéticas.
Saiba também:
Exemplos:
- Meu filho quer sair de casa, porque quer ser independente;
- Não só foi bonito, mas também foi incrível.
- Ela quer ir à praia;
- Nós fomos ao parque.
Tipos de orações coordenadas sindéticas
É importante ressaltar antecipadamente que o termo sindética vem do grego “síndeto” que significa conjunção. Nesse sentido, tal tipo de oração é caracterizada por possuir períodos compostos ligados por meio de conjunções.
Coordenada Aditiva
Esse tipo de oração coordenada é composta por termos que dão o sentido de adição em relação a frase antecedente. Alguns exemplos:
- Eu e minha amiga fomos ao cinema.
- Não só hoje mas também por toda a semana teremos promoção.
Conectivos que podem ser usados nestas orações:
- e
- não só
- nem
- assim
- mas ainda
- mas também
Adversativa
As orações do tipo coordenadas adversativas possuem o sentido de oposição em relação à anterior. Também são obrigatoriamente separadas por vírgulas.
Exemplos:
- Eu até te amo, mas eu me amo mais.
- Fui até o lugar marcado, porém ela não estava lá.
Conectivos que podem ser usados nestas orações:
- e
- contudo
- entretanto
- mas
- ainda
- assim
- todavia
- porém
- no entanto
- senão
Alternativas
As alternativas constituem uma relação de alternância umas entre as outras. Além do mais, é de caráter obrigatório que entre esses tipos de orações exista uma vírgula. Caso seja apenas uma, a vírgula passa ser opcional.
Exemplos de orações coordenadas alternativas:
- Estude ou perderá na matéria.
- Quer faça chuva, quer faça sol, eu estarei lá.
Conectivos que podem ser usados nestas orações:
ou
ou… ou
seja…seja
quer…quer
ora…ora
Conclusiva
As orações sindéticas conclusivas constituem a conclusão de uma ideia que foi proposta na anterior e devem ser antecedidas de virgulas. Exemplo:
- Não assisti a aula, por isso não sei o assunto.
Conectivos que podem ser usados nestas orações:
- portanto
- pois
- logo
- por conseguinte
- consequentemente
- então
- por fim
Explicativa
As coordenadas sindéticas explicativas transmitem uma explicação explicita de um termo ou da oração anterior a ela. Assim como as anteriores, também deve apresentar vírgulas introdutórios. Exemplo desse tipo de oração:
- Vou jantar, pois estou faminta.
Conectivos que podem ser usados nestas orações:
- pois
- isto é
- ou seja
- a saber
- porque
- que
- na verdade
Tipos de orações coordenadas assindéticas
As orações coordenadas assindéticas são caracterizadas por não possuírem conjunções, ou seja, não necessitam de conectivos entre elas. São separadas por determinadas “pausas” que são simbolizadas por vírgulas.
- Fomos a praia, nadamos, corremos, comemos;
- Tomou o suco, deitou, dormiu;
- Não conseguia falar, pensar, agir;
- Pegou o chaveiro, abriu a porta, suspirou fundo;
- Não tenho vontade de comer, falar, sair;
- Meu irmão não quer trabalhar, estudar, sair de casa, ver o mundo.
COMENTÁRIOS