Qual a diferença entre Alto e Auto? Como decifrar quem é quem? Entenda seus significados e em quais contexto utilizar essas palavras homófonas.
É muito comum confundir algumas palavras com o mesmo som na hora de escrever. Assim, precisamos saber diferenciar o uso delas.
Alto e Auto, assim como Conselho e Concelho fazem parte de um conjunto com o mesmo som ao pronuncia-las e você irá descobrir nesse artigo o porquê.
Alto e Auto origem
Alto é o termo que usamos para se referir algo ou alguém grande, forte, elevado, imensa, superior. Além de ser também antônimo de baixo, ou seja, em relação à altura.
Tendo sua origem do latim altus, a palavra alto deve ser escrita com L. Além de ser advérbio e adjetivo, alto pode ser usado para falar sobre o volume do som, voz ou canção.
Auto é originário do latim actum, e seu sentido refere-se a uma representação teatral, ato público e registro detalhado. Como também pode ser um prefixo grego que significa si próprio, si mesmo.
Auto também pode ser usado de forma abreviada para se referir a palavra automóvel.
De acordo com o novo acordo ortográfico, o termo auto pode utilizar hífen, com palavras iniciadas em “H” e “O”.
Imagem: www.freepik.com
Exemplos das palavras Alto e Auto
Como vimos a palavra Alto pode estar relacionado a alguém grande e forte. Também, ao volume do som, representação teatral, automóvel e prefixo grego.
- Esse prédio é bem alto;
- Minha filha é a aluna mais alta da classe;
- Meu pai comprou um salto alto pra minha mãe;
- Quebraram o alto-falante da escola;
- Os marinheiros estão em alto-mar.
Além da utilização o termo Auto para referirmos ao sentido de si próprio. Também é muito usado como prefixo de palavras para catalogar o universo de automóveis.
- Minha amiga tem uma ótima autoestima;
- Fiz minha inscrição na autoescola hoje;
- Comecei a estudar auto-hipnose;
- O mecânico da esquina precisa de autopeças;
- No próximo mês, Lauren lançará sua autobiografia.
Significados das palavras Conselho e Concelho
Conselho é um substantivo masculino e está relacionado a opinar, ou seja, mostrar um parecer, uma opinião, um ensinamento, aviso. Também pode se referir ao agrupamento de pessoas para discutir determinada pauta ou assunto.
Uma reunião em grupo pode ser considerada também como Conselho. Sendo assim formada por uma assembleia, um corpo administrativo ou deliberativo.
Concelho por outro lado refere-se a divisão administrativa de um território, ou seja, um município.
Essa palavra não é muito utilizada no Brasil, ao contrario Concelho é mais usado em Portugal.
Conselho e Concelho Exemplos
Conselho tem origem latim consilium, e serve para nomear um ajuntamento de pessoas e expressar uma opinião. Como por exemplo:
- Qual conclusão chegou o conselho estudantil;
- Se precisar pode me pedir um conselho;
- João se meteu em problemas, porque não viu o aviso da sua mãe.
Concelho também possui origem latim concilium. Sendo um substantivo masculino, representa o mesmo que município. Por exemplo:
- Na viagem a Paris, Ana foi ao concelho onde reside Natã;
- Meu namorado mora no concelho vizinho;
- O shopping fica em um conselho de Suzano.
Meta:
Qual a diferença entre Alto e Auto? Como decifrar quem é quem? Entenda seus significados e em quais contexto utilizar essas palavras homófonas.
Saiba se está usando a palavra certa e como decifrar palavras homófonas. Entenda a diferença entre os termos "alto e auto", "conselho e concelho".
COMENTÁRIOS