Está perdido para fazer a sua metodologia de pesquisa do TCC? Não está mais, nós vamos explicar em detalhes para você como deve fazer.
Muitos estudantes, ao desenvolverem o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), é que compreendem a importância da metodologia de pesquisa a ser utilizada para a investigação.
Neste artigo, vamos explicar o que é metodologia de pesquisa de um TCC. E como deve ser elaborada a partir dos critérios de investigação científica.
Para que serve a metodologia de pesquisa
Em um TCC uma das partes mais importantes é a metodologia de pesquisa. Pois é por meio da metodologia que o pesquisador consegue garantir a objetividade e busca alcançar a imparcialidade. A metodologia deve ser entendida como um caminho a ser seguido para guiar o pesquisador para alcançar o objetivo proposto.
Dessa forma, a importância da metodologia está em ser um conjunto de critérios científicos. É um conjunto que tem por finalidade nortear a investigação e permitir que outro pesquisador possa desenvolver a mesma pesquisa.
Ou seja, é a forma de permitir que os resultados da pesquisa sejam comprovados cientificamente. Existem critérios que devem ser definidos para que a pesquisa possa ser realizada. Sendo que podemos considerar os critérios em dois grupos: os aspectos da metodologia de pesquisa e as técnicas de pesquisa.
Imagem: Freepik
Aspectos da metodologia de pesquisa
Em termos dos aspectos da metodologia de pesquisa temos de falar das seguintes classificações:
- Natureza da pesquisa
- Abordagem do problema
- Foco dos objetivos
Pesquisa aplicada ou básica
Em relação à natureza da pesquisa temos de observar que é o momento de definir se a metodologia de pesquisa será de uma pesquisa aplicada ou básica.
Isso significa definir se a pesquisa está voltada para a investigação de um problema prático e, por isso, tem a característica de uma pesquisa aplicada. Como exemplo podemos citar as pesquisas para encontrar a cura do câncer. Ou então, se está centrada em produzir conhecimento de interesse universal e, por isso, tem a característica de uma pesquisa básica.
Como por exemplo podemos citar as pesquisas sobre o sistema solar.
Pesquisa Quantitativa ou Qualitativa
Já em relação a forma de abordar o problema existem duas maneiras para tratar uma problemática em estudo. De um lado, se a pesquisa depender de dados numéricos e técnicas estatísticas, temos uma pesquisa Quantitativa.
Por outro lado, se a pesquisa depender de informações e variáveis não matemáticas, temos uma pesquisa quantitativa.
Neste tipo, temos de destacar a subjetividade por estar na dependência da interpretação do pesquisador.
Pesquisa Exploratória, Descritiva e Explicativa
E, no aspecto do foco dos objetivos de pesquisa podemos considerar três situações para que a pesquisa possa ser desenvolvida: O objetivo da pesquisa pode ser apenas conseguir uma maior familiaridade do pesquisador com o tema.
Ou seja, ampliando e aprofundando os seus conhecimentos sobre o assunto. Assim, temos uma pesquisa Exploratória. Como exemplos da pesquisa exploratória podemos citar: estudos sobre o clima, o solo, a vegetação, a população, dentre outros. Agora, o foco da pesquisa pode estar em estabelecer relação entre variáveis. E para isso fará análises minuciosas e descritivas do objeto de estudo.
Assim, temos uma pesquisa descritiva. Como exemplo da pesquisa descritiva podemos citar: pesquisas de mercado que procuram relacionar hábitos de consumo e faixa etária, dentre outros. E, por último, a pesquisa pode ter por foco identificar e explicar as causas de determinado problema de estudo. Por isso, está mais focada em explicar o porquê das coisas. Assim, temos uma pesquisa Explicativa.
Como exemplo da metodologia de pesquisa explicativa podemos citar: o estudo do nióbio para a cura do Covid-19.
Técnicas de como fazer a pesquisa
Neste aspecto das técnicas, vamos tratar dos procedimentos metodológicos que devem ser desenvolvidos para que uma pesquisa possa ser realizada. Além disso, temos de ressaltar que vamos explicar as mais importantes:
Pesquisa bibliográfica
A pesquisa bibliográfica é uma técnica que utiliza material já publicado, tais como artigos, periódicos, livros, dentre outros. Sendo tida como uma revisão ou levantamento bibliográfico.
- Exemplo: pesquisas sobre o poder.
Já a pesquisa documental é realizada em material que não recebeu nenhum tipo de tratamento analítico.
- Exemplo: certidão de casamento.
Pesquisa de campo
No caso da pesquisa de campo deve ser desenvolvida junto das pessoas envolvidas em uma determinada situação ou contexto. A partir do que se realiza a coleta de dados.
- Exemplo: estudo da comunidade dos Arthuros.
Para a pesquisa ex-pos-facto o aspecto principal é de que se trata de uma investigação da relação de causa e efeito entre dois fatos já ocorridos.
- Exemplo: estudo dos impactos do rompimento da barragem de Brumadinho.
Pesquisa experimental
Quanto à pesquisa experimental temos de entender que é um estudo sobre um objeto focando as variáveis que podem influenciá-lo.
Sendo necessário definir as formas de controle e de observação dos efeitos da variável no objeto. Na modalidade de estudo de caso temos que é um estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, buscando mais detalhes e particularidades.
- Exemplo: eleição do presidente da república do país.
Pesquisa participante
No caso da pesquisa participante a sua principal característica é que envolve o pesquisador com o grupo de pessoas investigadas. Ou seja, o pesquisador também é um sujeito da pesquisa.
- Exemplo: pesquisa de plataformas políticas.
Pesquisa-ação
E, por último, na pesquisa-ação temos uma associação entre a teoria e a ação. Por isso, os pesquisadores e participantes se envolverem cooperativamente.
- Exemplo: estudo de melhoria das condições de vida na comunidade ZZZZ.
Conclusão
Portanto, uma metodologia de pesquisa tem os seus critérios definidos tanto a partir dos aspectos da metodologia quanto das técnicas de pesquisa. As definições a serem realizadas dependem das propostas de pesquisa em cada contexto particular.
COMENTÁRIOS