Sabe qual é a diferença entre as palavras absorver e absolver? Seria só uma questão de grafia errada ou o sentido é diferente?
Muitas pessoas desanimam de escrever um texto por causa desses tipos de palavrinhas. E absorver ou absolver é um exemplo de palavras que deixam dúvida.
Será que as duas formas estão certas ou apenas uma delas é a correta. Neste artigo, vamos explicar sobre a forma correta das palavras absorver e absolver e esclarecer o significado para a Língua Portuguesa.
Estas palavras têm o mesmo sentido?
Para que possamos entender como se escreve estas palavras precisamos buscar o significado delas na Língua Portuguesa. Assim, conforme o dicionário online, temos a seguinte explicação para cada uma:
- Absorver: “Embeber-se de; sorver, consumir, dissipar, assimilar”;
- Absolver: “Liberar de culpa; perdoar pecados; desculpar, isentar”.
Logo, são duas palavras com significados diferentes. Então, não se trata de uma forma correta e outra errada, mas de palavras “parônimas”.
Ou seja, são palavras que têm a escrita e a pronúncia parecidas, mas o significado é diferente. Por isso, são usadas em situações distintas. Vamos dar alguns exemplos para tornar a explicação mais clara:
- Os alunos absorvem todas as minhas energias!
- Os jurados absolvem o réu por total unanimidade!
Neste exemplo, podemos observar que os alunos consomem as energias enquanto os jurados inocentam o réu.
- Minha mãe me absolveu do castigo, mas ainda não posso sair.
- A blusa da menina absorveu todo o seu suor.
Para este caso, temos que a mãe perdoou a filha e que o tecido da blusa da menina sugou o suor.
- O líquido derramado no chão foi absorvido pela flanela.
- O meu tio foi absolvido das dívidas e agora já tem o nome limpo.
E para estes, temos que o líquido foi sorvido pela flanela enquanto o tio ficou isento das dívidas.
Então, observando os exemplos e as explicações constatamos que, de fato, as duas palavras estão sendo utilizadas em situações diferentes.
Por isso, para usar corretamente as palavras absorver e absolveu basta prestar atenção na seguinte regrinha:
- Utilize absorver no sentido de “consumir, esgotar, sorver”;
- Utilize absolver no sentido de “perdoar, inocentar, desculpar”.
Origem das palavras absorver e absolver
As duas palavras são de origem etimológica latina. No entanto, a palavra absorver vem de absorbere, que tem o sentido de “engolir, sugar”. Já a palavra absolver vem de absolvere, que significa “liberar, afrouxar”.
Desse modo, também na origem latina são palavras parecidas, mas com significados diferenciados. Por isso, manteve-se a mesma diferenciação na Língua Portuguesa em função de adotar os significados próprios de cada um.
Logo, escrevemos absorver com “r” conforme a sua origem latina absorbere. Como também escrevemos absolver com “l” também conforme a sua origem latina absolvere.
Portanto, esclarecemos que as palavras absorver e absolver estão escritas de forma correta. No entanto, são diferentes em grafia e sentido devido a sua origem latina também ser diferente.
COMENTÁRIOS